CompararComparando ...

Waymo: automóvel autónomo da Google com marca própria

Artigo
Waymo: automóvel autónomo da Google com marca própria

No meio de muitos rumores, alguns dos quais apontando para que a empresa iria abandonar a inten√ß√£o de construir o seu pr√≥prio autom√≥vel aut√≥nomo, a Google acabou por surpreender com o an√ļncio da cria√ß√£o de uma nova empresa, que ter√° por principal miss√£o, justamente, assumir este seu projecto. Waymo de seu nome, estar√° sob a al√ßada da Alphabet (outra empresa do grupo) e ser√° liderada por John Krafcik, antigo executivo da Ford e ex-CEO da filial norte-americana da Hyundai.

Segundo Krafick, a Waymo será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma e por explorar novas oportunidades através de parcerias com empresas das áreas do automóvel, da camionagem e da logística. Recorde-se, a este propósito, o acordo recentemente firmado com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), para o desenvolvimento de um Chrysler Pacifica autónomo, que já anda em testes por estradas estadounidenses e apresentará algumas novidades de monta já em Janeiro, em Las Vegas, quando da edição de 2017 do CES.

Um modelo de que ser√£o produzidos, inicialmente, apenas cem exemplares, dotado de p√°ra-choques espec√≠ficos (para acomodar os m√ļltiplos sensores), e que no tejadilho exibe v√°rios elementos necess√°rios ao funcionamento da condu√ß√£o aut√≥noma ‚Äď que, para j√°, ter√° sempre que contar com a supervis√£o de um condutor humano. A motoriza√ß√£o √© h√≠brida, composta por um 3.6-V6 a gasolina e por um motor el√©ctrico com bateria de 16 kWh, capaz de circular no modo totalmente¬† el√©ctrico durante cerca de meia centena de quil√≥metros.

Por tudo isto, restar√£o poucas d√ļvidas de que, para al√©m de apostar no fornecimento de tecnologia de condu√ß√£o aut√≥noma a terceiros, a Waymo continuar√° a desenvolver o projecto que deu origem ao primeiro autom√≥vel sem condutor desprovido de volante ou pedal de trav√£o. Autom√≥vel este que, ao que faz saber John Krafcik, j√° realizou, desde essa prova inaugural levada a cabo no Texas, em Outubro de 2015, dez mil outros testes semelhantes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
N√£o gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Coment√°rios
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

3 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.