CompararComparando ...

“Megacarro” Koenigsegg Regera pronto para dominar com 1500 cv

Artigo
“Megacarro” Koenigsegg Regera pronto para dominar com 1500 cv

A Koenigsegg prometeu levar até ao Salão de Genebra o “megacarro” que iria colocar todos os demais em sentido. Deu-lhe a designação Regera (palavra sueco para “reinar”) e os detalhes técnicos parecem fazer jus ao nome.

Modelo híbrido, o Regera dispõe de um motor V8 de 5.0 litros bi-turbo com 1100 cv proveniente do Agera, mas complementa a unidade térmica com a adição de três motores eléctricos que no total oferecem mais 700 cv. Em conjunto, a potência supera os 1500 cv, sendo esta transmitida directamente ao eixo traseiro (Koenigsegg Direct Drive), o que com um binário máximo de 2000 Nm promete acelerações impressionantes.
A marca sueca anuncia uma aceleração dos 0 aos 400 km/h em menos de 20 segundos! A bateria de 9.27kWh tem arrefecimento por meio líquido e pesa 115 kg. A vertente aerodinâmica foi também fortemente revista, para oferecer até 450 kg de carga em velocidades em redor dos 250 km/h, sendo preciosa a contribuição da asa traseira retráctil e com funcionamento eléctrico.

O Regera pode ser carregado em tomadas domésticas, contando ainda com o modo Battery Drain Mode que, quando a autonomia das baterias é inferior a 50 km para o destino ou para o próximo ponto de carga, trata de “esvaziar” de acordo com o estilo de condução o remanescente das mesmas. Isso faz com que o consumo de combustível e as emissões poluentes sejam ainda mais reduzidas.

As jantes, de fibra de carbono, são de 19” à frente e de 20” atrás, enquanto os travões são de carbo-cerâmica para maior eficácia de travagem. O Regera conta, ainda, com sistemas robotizados em quase todo lado, desde a abertura dos painéis da carroçaria ao controlo do châssis. Tudo isto sem acréscimo de peso em relação aos tradicionais dispositivos hidráulicos. Ou seja, o Regera opera todas as suas aberturas de forma completamente automática, com a marca a considera que esse “espectáculo” pode ser equipado ao funcionamento de um Transformer.

O habitáculo é também ele marcado pelo luxo, com materiais requintados um pouco por todo o lado. O peso total do Regera fica nos 1628 kg, o que é um valor relativamente baixo para a quantidade de tecnologia que acarreta no seu interior. Por fim, como seria de esperar, o preço não é para “fracos”: mais de um milhão e meio de euros e produção limitada a apenas 80 exemplares.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro