CompararComparando ...

Em 2014 foram vendidos 2 215 veículos elétricos vendidos em Portugal

Artigo
Em 2014 foram vendidos 2 215 veículos elétricos vendidos em Portugal

A venda de veículos eléctricos e híbridos em Portugal é ainda residual, mas os números de 2014 representam o melhor ano de sempre para este segmento. No ano passado, segundo a ACAP, foram vendidos 2215 veículos eléctricos, híbridos e plug-in híbridos, estando previsto para 2015 pelo menos uma duplicação das vendas de 2014.

A animar o mercado dos eléctricos estiveram a Nissan, veterana neste sector desde 2011, com o Leaf, e a BMW, com o i3.

Apesar do sector automóvel considerar que as alterações fiscais introduzidas foram poucas, as medidas introduzidas pela Fiscalidade Verde, irão ajudar a aumentar as vendas de VE e plug-in híbridos, embora manifestamente não sejam suficientes para uma definitiva adoção dos veículos elétricos.

É sabido que mobilidade elétrica permite melhorar a qualidade de vida, sobretudo em ambiente urbano, sendo uma peça central na estratégia de desenvolvimento das cidades inteligentes, e representa uma dimensão incontornável em qualquer estratégia de crescimento sustentável, tanto à escala local quanto à escala global.

A rede de carregamento MOBI.E, continua a ser uma referência mundial na mobilidade elétrica, pelas características únicas que mantém, como sejam, ser uma rede que integra todas as capitais de distrito no Continente, e ser um sistema interoperável de único contrato, em que o utilizador é livre de escolha do seu comercializador de eletricidade, continuando no entanto os carregamentos a serem gratuitos para o utilizador.

As infraestruturas de carga são a base para a adoção da mobilidade elétrica. A rede de carregamento é a commodity da mobilidade elétrica, e sem ela será impossível promover a mobilidade sustentável, mesmo dentro das cidades.

Há quem afirme que “existem muitos carregadores para tão poucos veículos”, mas certamente nunca experimentou utilizar um veículo elétrico e viver o dia-a-dia da sua utilização, incluindo efetuar carregamentos nas cidades, ou entre cidades!

É sabido, entre a comunidade de utilizadores de veículos elétricos, que o número de opções de carga e locais de carga, é bastante reduzido para o número de veículos existentes e para as necessidades de mobilidade que os utilizadores desejariam ter.

Claro que não basta termos mais equipamentos de carga instalados nas ruas ou estradas, é também necessários que os equipamentos sejam os adequados a cada circunstância, que existam onde são necessários, que funcionem e que sejam operados corretamente, que sejam remotamente operáveis e que os utilizadores recebam informação em tempo real sobre eles.

José Henriques
MAGNUM CAP

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon