CompararComparando ...

Novo Lamborghini Aventador SVJ: 770 cv por 349 mil euros… antes de impostos!

Artigo
Novo Lamborghini Aventador SVJ: 770 cv por 349 mil euros… antes de impostos!

Foi oficialmente revelado pela Lamborghini, na Semana Automóvel de Monterey (o evento que inclui, entre outras iniciativas, o célebre Concurso de Elegância de Pebble Beach), o novo Aventador SVJ, o expoente máximo do topo de gama da marca de Sant’Agata Bolognese. Como cartão de visita, apresenta-se, desde logo, como o detentor do recorde da volta no mítico Nürburgring-Nordschleife para automóveis de produção em série, graças a um tempo de 6m44s97.

Combinando linhas extraordinariamente marcantes como uma soberba dotação mecânica e tecnológica, o Aventador SVJ adopta na sua sigla duas nomenclaturas com que também ilustram de logo a sua vocação: SV significa Superveloce e tem grande significado histórico para a casa italiana; com o “Jota” a pretender espelhar a sua superioridade em pista e em termos de performance. Com primeiras entregas previstas para o início de 2019, a produção estará limitada a 900 exemplares (cada qual proposto por €349 116 à saída de fábrica, que é o mesmo que dizer antes de impostos…), e, destas, 63 integrarão uma edição ainda mais especial e exclusiva, denominada Aventador SVJ 63, em homenagem ao ano da fundação da Lamborghni (1963), e que se distingue não só pela decoração exterior, como pelo recurso ainda mais profuso à fibra de carbono.

Animado pelo mais potente motor de produção em série alguma vez instalado num modelo da Lamborghini, o Aventador SVJ recorre ao conhecido V12 atmosférico, que recebeu válvulas de admissão em titânio e viu o seu rendimento passar para 770 cv/8500 rpm e 720 Nm/6750 rpm. Estes valores, em conjunto com um peso a seco de somente 1525 kg, a tracção integral permanente, a direção às quatro rodas, a suspensão activa e uma aerodinâmica extremamente evoluída, permitem-lhe anunciar 2,8 segundos nos 0-100 km/h, 8,6 segundos nos 0-200 km/h, mais e 350 km/h de velocidade máxima e a capacidade para se imobilizar a partir dos 100 km/h em não mais do que 30 metros.

No que diz respeito ao estilo, e sempre obedecendo ao princípio “a forma segue a função”, são vários os elementos que distinguem o Aventador SVJ do mais “simplista” Aventador S – o que lhe permite anunciar um aumento da downforce, face ao anterior Aventador SV, de nada menos de 40% em ambos os eixos, a par de uma redução de 1% do Cx. A frente é mais larga, aí marcando presença um novo pára-choques com lamelas laterais integradas e uma nova tomada de ar, sinal da inclusão, no modelo, do sistema de aerodinâmica activa ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva).

Por seu turno, as entradas de ar laterais de maiores dimensões e as lamelas laterais operam em conjunto com o novo design do fundo do veículo, com geradores de vortex, e com o novo difusor traseiro com aletas divergentes, para garantir um aumento de 30% da downforce. O desenho da asa traseira em fibra de carbono persegue a máxima eficiência aerodinâmica, merecendo, nesta secção, igual destaque a cobertura do motor em fibra de carbono, de remoção rápida; e as ponteiras de escape pontadas em posição elevada. As ultraleves jantes em alumínio foram especificamente criadas para o Aventador SVJ, sendo revestidas por pneus Pirelli P Zero Corsa especificamente desenvolvidos para o Aventador SVJ (P Zero Trofeo R disponíveis para utilização em circuito).

Trunfo de peso do Aventador SVJ é, claro, o sistema ALA 2.0, com tomadas de ar optimizadas e recalibrado para lidar com as mais elevadas acelerações laterais que o modelo é capaz de alcançar. Variando a carga aerodinâmica para reduzir ao máximo a resistência, ou alcançar a maior downforce possivel, consoante as exigências do momento, o ALA 2.0 conta com motor operados electronicamente para abrir os fechar os flaps montados no splitter dianteiro e na tampa do motor, por forma a alterar os fluxos de ar, activando-os em menos de 500 milésimos de segundo graças ao melhorados sensores de inércia que servem de base à actuação do sistema LDVA 2.0 (Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva) que gere toda a electrónica do veículo.

Quanto à suspensão, face ao Aventador SV, viu ser aumentada em 50% a firmeza das barras estabilizadoras, e 15% a dos amortecedores. A direção foi recalibrada, e a tracção integral está apta a enviar mais 3% de binário para as rodas traseiras do que no Aventador SV.

No minimalista habitáculo, como se impunha num automóvel tão radical, os destaques vão para o selector dos modos de condução (Strada, Sport e Corsa); para o ecrã TFT que, entre outras valências, permite, em tempo real, visualizar as funções do sistema ALA; e para o opcional sistema de telemetria. Obviamente que a Lamborghini faz questão de salientar que, ainda assim, as possibilidades de personalização do interior, através do programa Ad Personam, são praticamente ilimitadas.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon