CompararComparando ...

Mercedes GLE Coupé também em versão AMG

Artigo
Mercedes GLE Coupé também em versão AMG

Como que para confirmar que o seu novo SUV com ares de coupé, quatro portas, e outros tantos lugares, será um dos modelos mais falados do ano, a Mercedes decidiu revelar em Detroit também a derivação mais desportiva da sua mais recente criação. Rival directo do BMW X6 M, o novo Mercedes-AMG GLE 63 Coupé 4Matic tem sob o capot o motor 5.5-V8 biturbo, que poderá aqui adoptar dois níveis de rendimento, em função de distintas pressões máximas de sobrealimentação: 557 cv/5750 rpm e 760 Nm/1750-5500 rpm na variante “normal”; ou 585 cv/5500 rpm e 780 Nm/1750-5250 rpm na versão S. Ambas electronicamente limitadas a 250 km/h de velocidade máxima, a diferença entre elas acontece, também, ao nível da aceleração 0-100 km/h, cumprida em 4,3 segundos pela menos potente, e em 4,2 segundos pela mais dotada.

Para lidar com estes valores, ambas contam, de série, com suspensão desportiva AMG Ride Control com amortecimento pneumático activo Airmatic; barras estabilizadoras activas Active Curve System; direcção activa Sport Direct-Steer System, com relação e assistência variáveis; e tracção integral 4Matic com distribuição do binário com preponderância sobre traseira (repartição estática de 40:60, contra 50:50 nas versões convencionais do GLE Coupé). A caixa de velocidades é a AMG Speedshift Plus 7G-Tronic, de sete relações, agora com um modo efectivamente manual que, quando seleccionado, já não troca de mudança na função kickdown ou quando se atinge a redline, mas apenas quando o condutor a isso insta o sistema através das patilhas no volante.

Em estreia está o Dynamic Select, sistema que faz alterar a resposta do motor, a estratégia das passagens de caixa, a intervenção do ESP, a assistência da direcção e a firmeza do amortecimento, e no qual, através de um selector rotativo, o condutor pode optar entre cinco modos de funcionamento: Slippery (pisos escorregadios); Individual; Confort, Sport; e Sport+. O sistema de travagem conta com discos de 390 mm na frente e 345 mm atrás; a sonoridade do motor promete ser inconfundível e fazer jus à tradição AMG neste particular – mas nem por isso deixa de ser proposto um opcional escape desportivo para ambas as versões do GLE 63 Coupé, capaz de tornar a experiência auditiva ainda mais gratificante.

O GLE 63 Coupé é, ainda, o primeiro SUV a adoptar a filosofia de design da AMG, destacando-se, neste domínio, pelas duas entradas de ar no capot, pela nova grelha frontal e pelos faróis de LED com efeito tridimensional. De perfil, sobressaem as jantes de 21” (com pneus 285/45 na frente e 325/40 atrás), enquanto que, na traseira, o destaque vai para o difusor e para as duplas ponteiras de escape cromadas. No habitáculo, referência para os bancos desportivos específicos revestidos a pele perfurada; para o volante de três braços revestido pelo mesmo material; e para a instrumentação tipicamente AMG, a evocar a fibra de carbono e dotada de ponteiros vermelhos.

No caso da derivação S, a distinção é garantida por algumas aplicações na carroçaria em preto brilhante; pelas jantes de 22” pintadas em cor titânio e revestidas por pneus 285/40 na frente e 325/35 atrás; pelas pinças de travão vermelhas; pelo volante revestido em microfibra nas áreas de maior contacto com as mãos; pelo velocímetro e conta-rotações com graduação vermelha; e pelos cintos de segurança e costuras de cor cinzenta, que no interior contrastam com a pele preta.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon