CompararComparando ...

Kia Futuron Concept: antevisão do SUV eléctrico do futuro

Artigo
Kia Futuron Concept: antevisão do SUV eléctrico do futuro

Foi em Xangai que a Kia revelou oficialmente o Futuron Concept, protótipo de um SUV coupé eléctrico de tracção integral com um interior modular, que pretende mostrar o caminho que o design da marca sul-coreana poderá seguir no futuro neste particular domínio. O carácter conceptual desta criação está patente no seu estilo definido como de “360°”, que se traduz numa silhueta afilada e fluída, e que se antevê como aerodinamicamente muito eficiente.

Com 4850 mm de comprimento, 1550 mm de altura e 3000 mm de distância entre eixos, o Futuron marca, ainda, pelo contraste entre a generosa altura ao solo, a baixa linha de cintura e a configuração da carroçaria do tipo coupé de quatro portas, que muito contribui para a sua aparência deveras dinâmica. Nota de destaque, igualmente, para alguns elementos estilísticos que muito contribuem para a aparência verdadeiramente invulgar e futurista do Futuron, caso do tejadilho panorâmico em forma de diamante (como a própria Kia o define, ao melhor estilo do design de um OVNI…), que se estende até ao capot; da secção dianteira, que pretende constituir uma reinterpretação da famosa grelha “tiger nose” da Kia; ou da iluminação exterior que forma uma linha em redor de todo o veículo, e ainda inclui funcionalidades interactivas, reagindo a gestos e movimentos efectuados no exterior do veículo.

Quanto ao interior, a motorização eléctrica e a adopção de soluções de condução autónoma de nível 4 levaram à criação de um habitáculo espaçoso e anunciado como deveras flexível. Para tal, os bancos dianteiros tanto podem adoptar uma posição tradicional, como mais reclinada, ao estilo dos utilizados na aviação em primeira classe; ao mesmo tempo, o volante é retráctil, ficando recolhido quando utilizado o veículo no modo de condução autónoma; havendo ainda que mencionar o GUI, o interface gráfico do condutor, operado por inteligência artificial e que estende desde a porta do condutor ao centro do tablier, “fundindo” oo painel de instrumentos com o ecrã central do sistema de infoentretenimento e o próprio ecrã integrado no volante.

Como nota final, sublinhe-se que o Futuron tem a bateria do sistema de propulsão eléctrica integrada na própria plataforma sob o piso do habitáculo, sendo animado por quatro motores eléctricos, cada qual integrado na sua roda. Soluções que, por sua vez, garantem, por um lado, um baixo centro de gravidade, e, por outro, a tracção integral, a cargo de um sistema e-AWD de actuação eléctrica.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon