CompararComparando ...

Audi Q5 Sportback: novo SUV coupé na Primavera de 2021

Artigo
Audi Q5 Sportback: novo SUV coupé na Primavera de 2021

O novo Q5 Sportback será para a maioria um SUV em formato de coupé, pese embora a Audi prefira defini-lo como um crossover, o que faria do mesmo o terceiro modelo do género da sai oferta, depois dos e-tron Sportback e Q3 Sportback. Produzido no México, terá lançamento global durante o primeiro semestre de 2021, esperando-se chegue à Europa na Primavera do próximo ano.

A aparência exterior é, claro, um dos principais atributos do Q5 Sportback, merecendo aqui destaque a linha de tejadilho com acentuada quebra em direcção à traseira, a grelha Singleframe ladeada pelas entradas de ar de generosas dimensões, as ópticas dianteiras e trasriras por LED de série em todas as versões e o desenho específico do pára-choques posterior. Ainda na traseira, referência para os opcionais farolins por OLED, que permitem ao utilizador optar entre três assinaturas luminosas para estes elementos.

Com 4690 mm de comprimento, o Q5 Sportback é 7 mm mais comprido do que o Q5, e também usufrui de um melhor desempenho aerodinâmico, patente num Cx de 0,30. Por seu turno, a distância entre eixos de 2820 mm é o garante de uma generosa habitabilidade, e de uma bagageira (com portão de operação eléctrica) cuja capacidade varia entre 510-1480 litros – em opção, o modelo pode ainda dispor do banco traseiro com regulação longitudinal do assento e em inclinação das costas, que permite aumentar o volume da bagageira em 60 litros mantendo intocada a lotação do veículo, e de barras de tejadilho.

A oferta de motores começará por incluir, na Europa, duas unidades TFSI a gasolina, e outras tantas TDI a gasóleo, todas sobrealimentadas e com injecção directa de combustível. A primeira a ser lançada será a 40 TDI, um 2,0 litros turbodiesel de 204 cv e 400 Nm com tecnologia mild hybrid, combinado com a caixa pilotada S tronic de dupla embriagem e sete velocidades, e com sistema de tracção integral quattro ultra. Seguir-se-ão, pouco depois, a versão 35 TDI (com 163 cv, 370 Nm, caixa S tronic e tracção dianteira) e duas opções a gasolina de 2,0 litros; e, numa fase posterior de comercialização, duas variantes híbridas plug-in, assim como a versão de topo, mais desportiva, SQ5 Sportback.

De salientar que o Q5 Sportback monta de série uma suspensão desportiva, com regulações mais firmes das molas e dos amortecedores do que no Q5 convencional. E que, opcionalmente, é proposta a suspensão com amortecimento pneumático activo, capaz de incrementar a altura ao solo em 45 mm, ou de automaticamente a reduzir em 15 mm a velocidades mais elevadas.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon