CompararComparando ...

Audi e-tron GT concept: agora o coupé de quatro portas. Chega em 2021

Artigo
Audi e-tron GT concept: agora o coupé de quatro portas. Chega em 2021

Chama-se e-tron GT Concept, acaba de ser revelado no Salão de Los Angeles e é um protótipo que antecipa o terceiro membro da nova família de automóveis totalmente eléctricos da Audi, cerca dois anos antes da revelação da sua versão de produção. Depois dos e-tron SUV e e-tron Sportback, ambos com lançamento comercial das respectivas versões finais previsto já para 2019, a casa de Ingolstadt dá agora a conhecer um coupé de quatro portas esperado no mercado para 2021.

Com 4,96 me de comprimento, 1,96 m de largura e 1,38 m de altura, para uma distância entre eixos de 2,90 m, o e-tron GT Concept começa por se impor pela sua estética a que é difícil ficar indiferente, seja pela correcta proporcionalidade entre os vários volumes, garantida pela plataforma plana e com um baixo centro de gravidade, seja pelas linhas agressivas e dinâmicas. Aqui se destacando a traseira a evocar o estilo típico dos Sportback da Audi; o habitáculo mais recuado do que o habitual; a linha de tejadilho suavemente descendente; as jantes de 22” com pneus 285/30; as ópticas por matriz de LED com máximos por laser; a grelha Singleframe com uma malha semelhante à dos RS, indicador de que a versão  de produção deste protótipo poderá estará a cargo da divisão desportiva da marca dos quatro anéis, a Audi Sport.

No habitáculo com quatro lugares merecem destaque os bancos desportivos inspirados nos utilizados na competição, disponíveis para todos os ocupantes; os ecrãs digitais amplamente configuráveis que servem como painel de instrumentos totalmente digital e enquanto central de comando do sistema de infoentretnimento; o amplo recurso a materiais sustentáveis, não sendo utilizado qualquer material de origem animal. Outro ponto a reter: o facto de, como eléctrico que é, o e-tron GT Concept dispor de duas bagageiras, a traseira, com 450 litros de capacidade, e a dianteira, com 100 litros de volume.

Beneficiando da leveza de uma carroçaria composta por fibra de carbono (tejadilho), alumínio e aço de alta resistência (tecnologia desenvolvida em conjunto com a Porsche), e de um grupo motopropulsor composto por dois motores eléctricos (um por eixo, assim sendo garantida a tracção integral quattro) e capaz de disponibilizar uma potência combinada de 590 cv, o e-tron GT concept deverá ser capaz, na sua versão de produção, de cumprir os 0-100 km/h em cerca de 3,5 segundos, e os 0-200 km/h em pouco mais de 12,0 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada aos 240 km/h. A isto há que juntar uma bateria de iões de lítio com mais de 90 kWh de capacidade, instalada sob o piso e capaz de garantir uma autonomia superior a 400 km – e cujo carregamento pode ser feito tanto por cabo como por indução, não demorando mais de 20 minutos recuperar 80% da carga da bateria num sistema de carregamento a 800 Volt.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    1 × 2 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.