CompararComparando ...

Automobili Pininfarina anuncia três SUV e um hiperdesportivo eléctrico

Artigo
Automobili Pininfarina anuncia três SUV e um hiperdesportivo eléctrico

Depois de, em 2015, ter adquirido a histórica Pininfarina Spa, a Mahindra decidiu, agora, criar uma nova marca europeia de luxo, denominada Automobili Pininfarina. As duas empresas coexistirão no seio do conglomerado indiano, mas com distintas competências e total independência: a primeira continuará a ser responsável pelo design de novos modelos para o grupo; a recém-criada pretende especializar-se na concepção e comercialização de SUV de luxo eléctricos de médias e grandes dimensões, rivais de modelos como os Porsche Macan ou Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Betayga, entre outros, tirando partido da sua experiência na Fórmula E.

Para já, estarão previstos três modelos deste género, todos com chegada ao mercado agendada para 2021. O mais dotado será o P-One, animado por vários motores eléctricos alimentados por uma bateria de 140 kWh e aptos a disponibilizar uma potência combinada na casa dos 950 cv – uma arquitectura a utilizar pelos outros dois SUV da família, mas em versões menos poderosas.

Liderada por Michael Perschke, ex-executivo da Audi, a Pininfarina terá, contudo, como primeiro projecto um hiperdesportivo eléctrico, a lançar já em 2020, conhecido pela sigla de código interna PF-Zero e dotado de condução autónoma de nível 3. Ao que tudo indica, baseado na tecnologia já utilizada pelo Rimac C_Two (o superdesportivo eléctrico croata com 1500 cv), e antecipado pelo protótipo H2 Speed (revelado no Salão de Genebra de 2016), o PF-Zero será construído numa série limitada a cem exemplares, prometendo cumprir os 0-100 km/h em menos de 2,0 segundos, os 0-300 km/h em cerca de 12,0 segundos e superar os 400 km/h de velocidade máxima. A nova marca promete, ainda, uma autonomia na casa dos 500 km, e um preço à saída de fábrica abaixo dos dois milhões de euros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    3 × 4 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.