CompararComparando ...

Bentley Mulliner Bacalar: barchetta de luxo só para doze privilegiados

Artigo
Bentley Mulliner Bacalar: barchetta de luxo só para doze privilegiados

Como prometido, a Bentley Mulliner revelou o Bacalar, o modelo que marca o regresso do mais antigo “carroçador” (no sentido mais nobre do temo) do mundo a sua atividade original. Desta feita, esta divisão tão especial da bentley apostou num excepcional Grand Tourer de dois lugares descpoatável ao estilo barchetta, de que serão produzidos, artesanalmente, somente uma dúzia de exemplares, todos já com destinatário definido.

Modelo raro e altamente exclusivo, o Bacalar é baptizado com o nome da lagoa com o mesmo nome existente na península mexicana de Yucatán, dando assim, seguimento, a estratégia da marca de Crewe, iniciada com o Bentayga, de atribuir aos seus novos modelos nomes de alguns dos mais notáveis lugares existentes no plante. Cada unidade será produzida de acordo com os gostos pessoais dos seus destinatários, que poderão personalizar praticamente tudo, o que implica que cada veículo será absolutamente único. Ao memso tempo, a Bentley Mulliner faz saber que o seu futuro passará pela aposta em três diferentes portfólios, correspondentes a outros tantos tipos de veículos: Classic, Collections e Coachbuilt.

Desprovido de tejadilho ou capota, e senhor de uma carroçaria bastante “musculada”, dominada por linhas altamente esculpidas, o Bacalar bebe o essencial da sua inspiração estilística no enaltecido protótipo EXP 100 GT, criado para celebrar o centenário da Bentley, e revelado no Verão de 2019. Todos os seus painéis de carroçaria são exclusivos, sendo as pegas das portas o único componente exterior partilhado com o Continental GT, uma vez que o mesmo contém o sistema do acesso e arranque sem chave…

Este será um dos casos em que as imagens valerão, realmente, mais do que mil palavras, não havendo melhor do que cada qual deliciar-se com a soberba aparência do modelo. De realçar, apenas, que a cobertura traseira é construída em alumínio, que as portas e guarda-lamas são em fibra de carbono, que via traseira é 20 mm mais larga do que no. Continental GT, que as jantes são de 22” com triplo acabamento, e que os grupos ópticos horizontais, dianteiros e traseiros, são uma solução, também ela, herdada do EXP 100 GT. Merecendo ainda menção o facto de o Bacalar ser exteriormente identificado, não por um tradicional emblema, mas pelo seu nome gravado no painel posterior, sob uma camada de verniz.

O interior promete ser tão exclusivo quanto a carroçaria, marcado por um design e por uma decoração envolventes, existindo atrás dos bancos dianteiros um compartimento para bagagens semi-fechado, especificamente concebido para albergar um conjunto de malas propositadamente criado para o efeito pela italiana Schedoni. Ao mesmo tempo, as saídas de ventilação contam com um padrão único, replicado nos comandos do novo volante com aplicações em Alcantara e secção inferior plana, do sistema de infoentretenimento e da climatização; os bancos são revestidos a pele da mais elevada qualidade; sendo exclusivos do Bacalar elementos como as pegas das portas e dos bancos, a instrumentação totalmente digital, ou mesmo o design da chave do veículo. Quanto aos acabamentos, serão a gosto de cada cliente, estando, naturalmente, disponíveis os materiais mais raros e refinados, mas, também, sustentáveis.

Sob o capot do Bacalar está uma versão melhorada do conhecido motor 6.0-W12 TSI, aqui com 65 cv e 900 Nm. A potência é transmitida ao solo através de uma caixa pilotada de dupla embraiagem e oito velocidades, e de um sistema de tracão integral permanente, ao passo que o châssis conta com uma suspensão de amortecimento pneumático e sistema eléctrico de 48 Volt.

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

15 + 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.