CompararComparando ...

Novo Fiat 500 a 16 de Março: eléctrico e com 320 km de autonomia

Artigo
Novo Fiat 500 a 16 de Março: eléctrico e com 320 km de autonomia

Foi em Milão que a Fiat decidiu apresentar a terceira geração do 500, naquele que é, ao mesmo tempo, o seu primeiro modelo de propulsão totalmente eléctrico. O modelo, para já disponível apenas na versão descapotável, tem chegada ao mercado português marcada já para 16 de Março, e começará por ser proposto numa edição especial de lançamento, denominada 500 la Prima e custando €37 900, limitada a 500 exemplares por mercado, e que inclui a oferta da Wallbox de carregamento.

Na sua promoção, o novo citadino eléctrico italiano conta, desde logo, com várias figuras de renome internacional. À cabeça, Leonardo DiCaprio, que pode ser considerado como o “embaixador” do modelo. Ao mesmo tempo, três marcas de renome internacional transalpinas criaram outros tantos exemplares únicos do modelo, segundo os seus próprios valores e tradição, mas com o compromisso de recorrer a maior quantidade de materiais sustentáveis, naturais ou reciclados, cujas receitas de vendas reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente do activista norte-americano e superestrela da sétima arte: 500 Giorgio Armani, B.500 Mai Troppo, da Bvlgari, e 500 Kartell.

Assente numa plataforma totalmente nova, o novo 500 é animado por um motor eléctrico de 118 cv, que lhe permite cumprir os 0-50 km/h em 3,1 segundos, e os 0-100 km/h em 9,0 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 150 km/h. Por seu turno, a bateria de iões de lítio, com 42 kWh de capacidade, confere-lhe uma autonomia de até 320 km já no ciclo WLTP. Contando o modelo com um carregador de bordo de 85 kW, é possível repor 80% da capacidade da bateria em 35 minutos um carregador rápido, estando ainda disponível uma Wallbox exclusiva, que permite carregar a bateria, sem instalação específica, a 3 kW quando ligada a uma tomada de corrente doméstica, ou mesmo a 7,4 kW (nesse caso, uma recarga total demorará cerca de 6h00) – também não faltando o cabo que permite o carregamento na rede de postos de carregamento públicos.

À sua disposição, o condutor tem três modos de funcionamento. O Normal é o mais convencional; o Range aumenta a intensidade da regeneração de energia em desaceleração, permitindo conduzir o veículo com apenas um pedal em boa parte da situações; o Sherpa visa optimizar os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino pretendido, actuando sobre diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo energético: velocidade limitada a 80 km/h, resposta ao pedal do acelerador mais contida, desactivação do ar condicionado e do sistema de aquecimento dos bancos (que o condutor pode contrariar a qualquer momento).

A Fiat anuncia, também, que o novo 500 é o primeiro modelo do seu segmento a oferecer condução autónoma do nível 2, para tal contando, entre outros, com uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização, que supervisiona todas as áreas da viatura, em sentido longitudinal como lateral. Do seu lote de argimentos neste capítulo fazem ainda parte o cruise control adaptativo com reconhecimento de peões e ciclistas; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; o assistente de velocidade com sistema de leitura de sinais de trânsito; a monitorização do ângulos morto; o detector de fadiga do condutor; e a câmara de visão panorâmica de 360°.

Este é, igualmente, o primeiro modelo do grupo FCA a fazer uso do novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, com sistema operativo Android Auto personalizável e ligação Apple CarPlay. Com ecrã táctil de10,25”, oferece diversos serviços de conectividade, como sejam a assistência em viagem; a possibilidade de, remotamente, verificar a carga da bateria, identificar a localização do veículo, abrir e fechar as portas, ligar e desligar as luzes, e programar a climatização; a avaliação do estado da viatura; o envio remoto do destino pretendido para o sistema de navegação de bordo; a notificação imediata em caso de furto ou roubo; e a disponibilização de um hotspot Wi-Fi que permite ligar até oito dispositivos.

Mais comprido 6 cm, mais largo 6 cm e maior entre eixos 2 cm do que o actual, esteticamente, o novo 500 é de imediato reconhecível como um novo automóvel, sem deixar de ser, também imediatamente, identificado como um 500. Na frente é estreado um novo logótipo do modelo, pela primeira vez colocado no centro da secção dianteira; atrás surge o actual logótipo 500, mas num formato específico da versão eléctrica, com contorno azul claro e o zero final transformado na lerta “e”.

A par disto, o novo 500 conta com todos os elementos que o caracterizam desde o lançamento do modelo original, há já 63 anos, mas interpretados de forma mais contemporânea. Caso da frente vertical; dos faróis bipartidos, numa evocação da linha que separava o capot dos faróis (agora de forma elíptico) no 500 de 1957. Referência, ainda, para os puxadores das portas à face da carroçaria, com desbloqueio eléctrico.

Relativamente à serie especial de lançamento 500 la Prima, já pode ser encomendada online, contando com três opções de cor exterior: cinzenta metalizada, verde nacarada ou azul de tripla camada. Do equipamento de série fazendo parte, entre outros, elementos como as ópticas dianteiras integralmente por LED; os estofos em ecopele; as jantes de 17” diamantadas; a placa com o número de série de cada unidade e nome do país onde a mesma foi adquirida; a travagem autónoma de emergência com detecção de peões e ciclistas; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; a câmara de estacionamento traseira; o cruise control adaptativo; osensor de luz; o assistente de máximos; e o sistema UConnect 5 com navegação.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

5 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.