CompararComparando ...

BMW iX5 Hydrogen: SUV (experimental) a fuel cells no Salão de Munique

Artigo
BMW iX5 Hydrogen: SUV (experimental) a fuel cells no Salão de Munique

A BMW decidiu levar até ao Salão de Munique o novo iX5 Hydrogen, veículo experimental, mas rolante e totalmente funcional, que os visitantes do certame bávaro poderão, até, conduzir durante o período em que este tiver as portas abertas ao público, de 7-12 de Setembro próximo. O modelo tem por base, naturalmente, o X5, e surge cerca de dois anos depois de a marca do hélice ter revelado o protótipo iHydrogen NEXT, confirmando as suas aspirações no domínio das fuel cells.

A animar o iX5 Hydrogen está a quinta e mais recente geração do sistema de propulsão exclusivamente eléctrico eDrive da casa de Munique, também utilizado no novo iX, combinado com a tecnologia de pilha de combustível, que permite transformar hidrogénio em electricidade, daí resultando a libertação apenas de vapor de água. As fuell cells recorrem ao hidrogénio contido em dois depósitos construídos em plástico reforçado com fibra de carbono (a uma pressão de 700 bar, o que permite que, juntos, alberguem cerca de 6 kg de hidrogénio, demorando o rebastecimento total dos mesmos pouco mais do que um par de minutos), podendo gerar até 170 cv de potência, sendo a electricidade daí resultante armazenada numa bateria que alimenta o motor eléctrico de 374 cv.

Como não podia deixar de ser, para além do grupo motopropulsor, o iX5 Hydrogen distingue-se por vários outros elementos específicos, como sejam as aplicações em azul na grelha de duplo rim, nas jantes de 22” aerodinamicamente optimizadas e na secção traseira. O emblema “hyrdrogen fuell cell” é aplicado na soleira das porras e na cobertura do painel de instrumentos, sendo exclusivos do modelo também as grelhas que cobrem as tomadas de ar dianteiras, o difusor traseiro.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.