CompararComparando ...

BMW revela linha M performance para o novo M5 e exemplar único do M3

Artigo
BMW revela linha M performance para o novo M5 e exemplar único do M3

A edição deste ano do SEMA foi o local escolhido pela BMW para revelar a nova linha de acessórios M Performance exclusivamente destinados ao M5 da nova geração, na sua maioria disponíveis logo quando do lançamento comercial do modelo, em Março próximo, os restantes a disponibilizar em Julho do próximo ano. O evento de Las Vegas serviu, ainda, para a marca bávara estrear a versão do M5 com funções de safety car  do mundial de MotoGP; bem como um exemplar único e muito especial do M3, destinado a celebrar os 30 anos de presença deste emblemático modelo no mercado norte-americano.

Como é da praxe, os acessórios M Performance para o M5 foram desenvolvidos com base nos invejáveis conhecimentos adquiridos pela divisão desportiva da casa de Munique, destinando-se não só a sublinhar a aparência desportiva e luxuosa do novo M5, como a satisfazer exigências funcionais em termos de aerodinâmica, refrigeração e arrefecimento e redução do peso. Veja-se o caso dos elementos que compõem o chamado pacote aerodinâmico, todos construídos à mão em fibra de carbono: spoiler dianteiros, saias laterais, deflector em fibra de carbono (normal e Pro) e difusor traseiro. Para reforçar o carácter desportivo do M5, e reduzir o peso do conjunto, são ainda propostas as aplicações em carbono das grelhas laterais e as caixas dos espelhos construídas no mesmo material.

Não menos determinantes para o incremento do desempenho dinâmico do M5, a suspensão M Performance, mais firme e com molas em vermelho e pratos ajustáveis; e os travões carbocerâmicos com pastilhas semelhantes às utilizadas na competição. Já o sistema de escape desportivo estará disponível apenas nos EUA e no Canadá, ao contrário do M Performance Drive Analyser, também derivado da competição, e destinado a registar e avaliar todos os dados dinâmicos do M5.

Claro que, no catálogo, também não faltam os diversos acessórios de efeito mais estético, sejam as listas com as cores tradicionais da divisão M, o volante com cobertura em fibra de carbono e revestimento em Alcantara, as patilhas e manípulo de comando da caixa em carbono, entre muitos outros.

O M5 esteve em destaque no SEMA também através da sua nova versão safety car destinada ao Campeonato Mundial de MotoGP, de que a BMW M é o automóvel oficial desde 1999. Como é da praxe, uma versão dotada de inúmeros componentes M Performance destinados à competição, como o sistema de escape em titânio, que fará a sua primeira aparição em Valência, na última prova da temporada.

Motivo de interesse, no espaço da BMW no SEMA, foi ainda o exemplar único do M3 destinado a celebrar os 30 anos de presença do modelo no mercado norte-americano, e o qual será posto à venda logo após o encerramento do certame, mas apenas aos clientes estadounidenses da marca. Um dos seus atributos fundamentais é a decoração destinada a salientar a desportividade do M3 através da iconografia americana e as cores típicas da M, aplicada sobre uma unidade dotada do pacote Competition Package e caixa manual de seis velocidades, revestida por um tom de vermelho, denominado Frozen Red Metallic II, evocativo da cor do M3 original de 1986, e equipada com jantes douradas de 19” na frente, e de 20” atrás, inspiradas nas do modelo que disputou o DTM há quase três décadas – elementos a que se juntam as listas nas cores da M aplicadas no tejadilho em plástico reforçado com fibra de carbono, e o logo evocativo do referido 30º anivesário.

Bastante mais marcante é o interior, absolutamente dominado pela combinação cromática azul/vermelho/branco, utilizada nos revestimentos em pele com costuras contrastantes da M Individual, complementada pelo logo 30th justaposto à bandeira dos EUA nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

Mecanicamente, menção para a suspensão desportiva M Performance, que permite rebaixar a altura do veiculo entre 5 mm e 20 mm através dos pratos das molas (vermelhas, por sinal) reguláveis; para a enorme asa traseira em fibra de carbono construída à mão; para os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2; e para o sistema de escape M Performance com ponteiras em carbono.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon