CompararComparando ...

Cupra e-Racer: eléctrico de corrida

Artigo
Cupra e-Racer: eléctrico de corrida

e-Racer de seu nome, é mais uma criação da recém-criada Cupra, a divisão desportiva da Seat, e faz a sua estreia em público no Salão de Genebra. Anunciado como o primeiro automóvel de competição de turismos totalmente eléctrico do mercado, conta com uma bateria com 6072 células e 400 kg, destinada a alimentar os quatro motores eléctricos capaz de alcançar 12 000 rpm, os quais lhe permitem alcançar 270 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0-100 km/h em 3,2 segundos e os 0-200 km/h em 8,2 segundos.

Assente na plataforma do actual Leon, devidamente reforçada e dotade de um arco de segurança, o e-Racer tem um terço do peso a cargo do pack de baterias, razão pela qual um dos maiores desafios do projecto foi a respectiva localização – acabando o seu volume por ser distribuído por quase todo o piso do veiculo, por forma a garantir o indispensável equilíbrio de massas. Uma bateria composta por 23 painéis, cada qual com 264 células, que, segundo a Cupra, oferece a mesma potência que as de nove mil telemóveis ligadas em simultâneo, demorando uma recarga completa não mais do que 40 minutos. Por saber fica qual a sua autonomia, para mais num ritmo de corridas…

Os quatro motores estão instalados na traseira, e a sua elevada potência (408 cv em permanência, com picos de 680 cv é  suficientes para lhe garantir prestações de excepção, mesmo dispondo apenas de uma relação directa, desprovido que está o e-Racer de caixa de velocidades. E se o estilo exterior visou, essencialmente, o apuro aerodinâmico (daí a substituição dos retrovisores exteriores por mini-câmaras de vídeo, podendo o piloto ver o que se passa em seu redor num ecrã de generosas dimensões montado no tablier), o desempenho dinâmico é anunciado como bastante diferente do de um automóvel convencional, sobretudo pela sua fulgurante capacidade de aceleração, a que há a juntar a sonoridade dos motores eléctricos semelhante à de um… mosquito!

Cupra dixit, nas palavras de Xavier Sierra, director técnico do projecto… Não menos interessante, este protótipo destinar-se, igualmente, a antecipar um novo formato de corridas destinado a automovéis eléctricos,  que promete muita emoção, dinamismo, intensidade e actividade, a lançar em 2019 e que será a seu tempo revelado mais em pormenor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    20 − 17 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.