CompararComparando ...

Está tudo doido ou quê?

Artigo
Está tudo doido ou quê?

Os jornais desportivos do mundo automóvel na Europa inteira falavam hoje na entrevista que o dr. Marko deu à Servus TV, propriedade da Red Bull, na Áustria. Disse o bom do Helmut Marko, a uma certa altura, que o Verne ia ser apeado na equipa Red Bull Júnior na F1 para 2015, e o seu lugar ocupado pelo Max Verstappen, um miúdo holandês que no ano passado ganhou o mundial de Kart, passou à F3 este ano disputando o Europeu desta especialidade, nas corridas, normalmente três por fim de semana, que compõem as provas e suporte do DTM.

Até aqui nada de especial, a não ser que o Max é o filho do Jos Verstappen, que há exactamente 20 anos foi o companheiro de equipa do Michael Schumacher na equipa Benetton no ano em que o alemão se sagrou Campeão do Mundo pela primeira das sete vezes que o conseguiu.

Também, até aqui, nada de especial, só que o miúdo Max tem 17 anos acabadinhos de completar e que o tornam na próxima época como o mais jovem piloto jamais participante num Mundial de F1.

Ora bem, para além de com isto terminar de vez com a carreira do nosso António Félix da Costa na F1, e também eliminar de vez as esperanças de nos anos mais próximos voltarmos a ver a categoria rainha dos automobilismo de competição no nosso país, esta informação que o Dr. Marko fez é, no mínimo, irresponsável.

Um miúdo com 17 anos, que teve uma época ainda não completada na F3, passando do kart para a F1, nunca se viu. Não ponho em questão o talento do Max, que é muito, nem tão pouco os truques usados pelos holandeses que, avaliando pelo pai…, são muitos, muitos mesmo, pois são conhecidas histórias mais ou menos escandalosas do âmbito de golpes não muito desportivos de Jos e “sus muchachos” naqueles anos noventa. And I was there…

Na verdade, Max ganhou até agora oito provas este ano, tem mostrado ser um front runner em todas as provas que disputou, mas o campeonato é liderado pelo francês Ocon, que ganhou sete corridas, sendo que as vitórias de todas as provas foram mais ou menos dividias entre o francês e o holandês, com uma ou outra vitória dos outros 26 pilotos que disputam este campeonato. Verstappen e Ocon estão muitos furos acima dos outros pilotos. Faltam dois fins de semana para terminar o campeonato com provas em Monza e em Hockenheim e o Max está condenado a ter que ganhar tudo e, se possível, de marcha atrás, pelo que os outros jovens vão engoli-lo vivo. Ah, e também tem de ganhar o campeonato, limpinho, limpinho.

Não sei se um puto com dezassete anos e uns dias está já no ponto rebuçado para responder a estas pressões. Se estiver, chapéu, dou a mão à palmatória; mas, se não estiver, o Marko, aí, terá de dar explicações. Explicações que no ano passado não teve de dar quando escolheu o russo Daniil Kvyat e deixou o António de fora. Este ano, de novo deixa o António de fora, mas o risco em relação ao ano passado é, a meu ver, maior, embora o resultado para Portugal seja o mesmo: Ora bolas, voltamos a não ter sucesso…

Domingos Piedade

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
100%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon