CompararComparando ...

Ferrari Monza SP1 e SP2: os primeiros das novas séries especiais Icona

Artigo
Ferrari Monza SP1 e SP2: os primeiros das novas séries especiais Icona

Para incrementar a sua rentabilidade, sem beliscar a exclusividade sempre associada aos seus modelos, a Ferrari decidiu criar um novo conceito de séries limitadas, denominado Icona, composto por edições limitadas de automóveis altamente performantes e repletos da mais avançada tecnologia, inspirado em modelos lendários da Ferrari Sport. Os dois primeiros foram já revelados pela marca do Cavallino Rampante, dão pelo nome de Monza SP1 e SP2, e de ambos não deverão ser produzidos mais do que 500 exemplares, cada qual devendo custar mais de um milhão de euros – tendo já todos destinatário definido, encontrados entre os mais fiéis e habituais clientes da marca transalpina.

Inspirados em propostas emblemáticas da Ferrari da década de 1950, mormente as suas barchettas de competição, como o 166 MM de 1948, ou os 750 Monza e 850 Monza, criadas com o objectivo de triunfar no Campeonato do Mundo de Sport, os novos Monza SP1 e Monza SP2 distinguem-se, basicamente, pela sua lotação. O primeiro é um monoposto homologado para circular na via pública, que promete oferecer ao seu condutor uma experiência inesquecível; o Monza SP2 é proposta em configuração bilugar, devido à supressão da cobertura do lugar do passageiro existente no seu “irmão” (quase) gémeo”, bem como à adição de um segundo deflector e de um segundo roll-bar.

Com 4657 mm de comprimento, 1996 mm de largura e 1155 mm de altura, os novos Monza são automóveis únicos, senhores de um design exclusivo e que oferecem, ainda, uma relação peso/potência de referência, graças quer à sua configuração de carroçaria, desprovida de tejadilho, quer à construção em fibra de carbono, o que se traduz num peso a seco de 1500 kg para o Monza SP1, e de 1520 kg para o Monza SP2. Um atributo que, quando combinado com o V12 a 65° de 6,5 litros com 810 cv e 719 Nm escolhido para os animar, o motor mais poderoso actualmente existente no banco de orgãos do fabricante de Maranello,  assegura-lhes prestações de tirar a respiração: 0-100 km/h cumpridos em 2,9 segundos, 0-200 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima superior a 300 km/h.

Para modelos tão exclusivos, a Ferrari uniu-se a duas reputadas marcas do mundo do luxo para criar para os Monza SP1 e Monza SP2 uma linha de acessório inspirada nos chamados getlemen drivers: Loro Piana e Berlutti. Aqui se incluindo, entre outros, o fato de competição, o capacete, as luvas o lenço e o calçado também de corridas.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    19 + 19 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.