CompararComparando ...

Fiat 500 Spiaggina 58/Spiaggina by Garage Italia: dupla celebração

Artigo
Fiat 500 Spiaggina 58/Spiaggina by Garage Italia: dupla celebração

 

 

Para comemorar o nascimento do 500, e o 60º aniversário da sua primeira série especial, o não menos emblemático 500 Jolly, universalmente conhecido como Spiaggina e verdadeiro símbolo da Dolce Vita, a Fiat decidiu lançar mais uma edição limitada (e foram mais de 30 ao longo dos últimos onze anos…) da mais recente interpretação do seu ícone: o 500 Spiaggina 58, com produção limitada a 1958 exemplares e disponível com os motores 1.2 de 69 cv ou 0.9 TwinAir de 85 cv, ambos a gasolina. Ao mesmo tempo, os criativos da Garage Italia e os especialistas da Pininfarina aliaram-se para produzir a sua própria homenagem ao modelo, também com base num 500C, de seu nome Spiaggina by Garage Italia e dotado de soluções únicas e sofisticadas, que reinterpretam o espírito dos anos de 1950 para os tempos modernos.

Fazendo jus à sua vocação, o 500 Spiaggina 58, disponível apenas na versão cabrio, e sempre com capota beige, conta com logos e jantes vintage (estas ultimas de 16” em liga leve); a incontornável linha branca nos flancos, sobre o exclusivo azul Volare; interior bicolor; e emblema Spiaggina 58 no portão traseiro em caracteres itálicos. No interior demarcam-se o tablier na mesma cor da carroçaria; os bancos bicolores, com base cinzenta e secção superior em marfim; o logótipo vintage no volante; e um muito completo equipamento de série, que inclui elementos como o sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã táctil de 7”, navegação, rádio digital e ligações Apple CarPlay e Android Auto, o ar condicionado automático e os sensores de estacionamento, entre outros.

Produzido pela Carrozzeria Ghia de 1958 a 1965, e vendido em latitudes tão distintas como a Europa, os EUA ou a África do Sul, o 500 Jolly custava cerca de duas vezes mais do que um 500 “normal”, e um dos seus principais factores distintivos era a ausência de portas (as correntes de proteção só foram introduzidas por volta de 1965), sendo animado por um motor de bicilíndrico refrigerado a ar de 22 cv. É a este ícone da indústria automóvel italiana que o Spiaggina by Garage Italia rende homenagem, um veículos de demonstração, desprovido de tejadiljo, com decoração exterior e interior bicolor, em azul e branco, e em que o banco traseiro deu lugar a um generoso espaço de arrumação – transformação só possivel graças à colaboração da Pininfarina, que assegurou o reforço da estrutura, como o arco de proteção, para garantir a necessária rigidez.

E que não fiquem desiludidos os apreciadores do conceito: o modelo já pode ser encomendado com todos os atributos e requintes criados pela Garage Italia, inclusive o pára-brisas dianteiro substituído por um deflector ao estilo náutico, presente no protótipo de apresentação. Vantagem adicional: este 500 muitíssimo especial pode montar qualquer um dos motores actualmente disponível na gama do emblemático citadino italiano.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    15 − 2 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.