CompararComparando ...

Ford estreia Mustang Bullitt, Edge ST e nova Ranger em Detroit

Artigo
Ford estreia Mustang Bullitt, Edge ST e nova Ranger em Detroit

A jogar em “casa”, a Ford teve como principais estrelas no Salão de Detroit a mais recente geração da pick-up Ranger destinada ao mercado local, a variante mais aguerrida do Edge (o primeiro SUV a passar pelas mãos da Ford Performance, a divisão desportiva da marca da oval azul) e a edição limitada Mustang Bullitt do seu emblemático desportivo. Aliás, apesar da sua já longa carreira, esta é apenas a terceira vez que o Mustang recebe tal série especial – desta feita, assinalando as bodas de ouro do filme com o mesmo nome, em que o modelo “contracenou” com Steve McQueen.

A título de curiosidade, refira-se que a oportunidade foi aproveitada pela Ford também para exibir, lado a lado com o novo Mustang Bullitt, um dos dois Mustang GT fastback de 1968 que participaram na película, e cujo paradeiro andou envolvido em mistério durante quarenta anos. Se o “duplo” foi vendido a um sucateiro, acabando por ser encontrado, no ano passado, em Baja, na Califórnia, o conduzido pelo emblemático actor norte-americano havia sido vendido pela Warner Bros. a um privado – sabendo-se, agora, que foi Robert Kiernan quem o adquiriu em 1974, com o seu filho Robert a herdar a relíquia em 2014, e a contactar a Ford no sentido de satisfazer o desejo de seu pai, de que o modelo pudesse ser exibido no certame estadounidense no 50° aniversário do filme.

Quanto ao novo Mustang Bullitt, será lançado no próximo Verão nos EUA, recorrendo a uma versão melhorada do motor 5.0-V8, aqui capaz de disponibilizar 475 cv e 569 Nm, para uma velocidade máxima de 262 km/h. A caixa manual conta com uma alavanca de comando cujo punho é uma bola branca (referência directa ao modelo original); o sistema de escape de alta performance foi especificamente recalibrado para emitir uma sonoridade “borbulhante”.

No interior, destaque para o painel de instrumentos integralmente digital de 12” – semelhante ao adoptado pelo novo Mustang que no final do ano chegará à Europa, conta com um ecrã de boas-vindas exclusivo, de tom verde e com a imagem do veículo no lugar da do cavalo. Proposto apenas em preto e no clássico verde semelhante ao do modelo utilizado no filme, o Mustang Bullitt distingue-se, visualmente, pelos elementos cromados em torno da grelha e das janelas dianteiras; pelas clássicas jantes de cinco braços de 19”; e pelo logótipo Bullitt na tampa falsa do depósito de combustível, ao centro da traseira.

Ainda num registo de altas prestações está o novo Edge ST. Exclusivamente destinado ao mercado dos EUA, é a primeira versão mostrada pela Ford da nova geração do modelo que chegará no final do ano à Europa nas versões Vignale, ST-Line, Titaium e Trend – com novos motores a gasóleo, novos sistemas avançados de assistência ao condutor (como o Assistente de Manobras Evasivas e o Cruise Control Adaptativo com Stop-Start e Sistema de Centragem na Faixa), um desempenho dinâmico mais apurado e linhas exteriores retocadas. No caso do Edge ST, não só dispõe de uma suspensão desportiva, como de um 2.7-V6 Ecoboost biturbo com 340 cv e 515 Nm, combinado com uma caixa automática de oito velocidades.

Por fim, menção para a versão desenvolvida propositadamente para os EUA da Ranger, a pick-up mais vendida na Europa. Senhora de um visual exterior especifico (iluminação exterior integralmenre por LED à frente e atrás), recorre um motor 2.3 EcoBoost a gasolina, caixa transmissão de dez velocidades e soluções como a Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões; Travagem Automática de Emergência com detecção de peões; Monitorização do Ângulo Morto incluindo o atrelado; Assistência à Manutenção na Faixa de Rodage; e Cruise Control Adaptativo – sendo opcional o pack FX4 Off-Road composto pelas placas de protecção, pelo pneus reforçados, pela suspensão vocavionada para o “TT” e pelos sistemas Terrain Management e Trail Control.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon