CompararComparando ...

Ford Focus renova-se: tecnologia mild hybrid e nova versão Connected

Artigo
Ford Focus renova-se: tecnologia mild hybrid e nova versão Connected

O Ford Focus acaba de receber um conjunto de melhorias para 2020, sendo a principal novidade a adição de duas novas variantes com tecnologia mild hybrid. Mas há ainda a registar a criação de um novo nível de equipamento, denominado Connected, bem como a inclusão de novas soluções tecnológicas e alguns retoques estilísticos.

Começando pelos motores, ainda que se mantenham em catálogo as unidades turobodiesel 1.5 EcoBlue (95 cv e 120 cv) e 2.0 EcoBlue (150 cv), em ambos os casos com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações, o grande destaque vai para o novo propulsor 1.0 EcoBoost Hybrid. Disponível em todas as variantes de carroçaria, nas derivações de 125 cv (com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações) e de 155 cv (apenas com caixa manual), recorre a um alternador/motor de arranque integrados BISG, e a uma bateria de iões de lítio de 48 Volt instalada sob o banco do passageiro dianteiro.

Trata-se de uma solução idêntica à já conhecida das gamas Puma, Kuga e Fiesta, em que o BISG não só recupera energia em desaceleração e travagem, como também funciona enquanto motor, auxiliando a unidade térmica no início da aceleração, ou alimentando os sistemas eléctricos auxiliares do veículo. Este apoio ao motor de combustão é processado quer através da disponibilização de um binário de até 24 Nm, em modo de substituição de binário, ou de até 50 Nm, no modo de suplemento de binário em situações de carga total (o que pode significar um aumento de 50% do binário disponível a baixo regime).

Graças à introdução da tecnologia mild hybrid, foi possível reduzir a taxa de compressão e adoptar um turbo de maiores dimensões, dispondo ainda este motor do sistema de desactivação cilindros e do modo de condução Sport. A versão de 155 cv anuncia emissões de CO2 de 115 g/km e um consumo combinado de 5,1 l/100 km (em ambos os casos, segundo a norma WLTP), o que representa uma redução de 17% por comparação com o anterior 1.5 EcoBoost de 150 cv; ao passo que a variante de 125 cv anuncia valores idênticos com caixa manual, ou de 133 g/km e 5,9 l/100 km com caixa automática.

Outro melhoramento a ter em conta no renovado Focus é a adopção de um novo painel de instrumentos digital configurável de 12,3”, com funcionalidades especificas nas versões mild hybrid. Por seu turno, o modem FordPass Connect, oferecido de série, inclui um sistema de Informação Localizada de Acidente, a disponibilizar até final do presente ano, capaz de informar antecipadamente os condutores sobre uma situação de perigo que surja na estrada à sua frente, mesmo que o incidente ainda não lhe seja visível, devido a uma curva ou à presença de outros veículos, graças à função de conectividade entre veículos.

Quanto ao novo nível de equipamento Connected, marca a diferença por incluir, de série, entre outros, sistema de carregamento por indução para smartphones; sistema de infoentretenimento Sync 3 com comandos vocais e ecrã táctil de 8”; cruise control adaptativo; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; e câmara traseira. Por seu turno, as versões ST-Line e Active passam a contar, também de série, com ar condcionado automático bizona, retrovisor interior electrocromático, sensor de chuva e sistema de acesso e arranque sem chave. Por fim, de referir que as versões ST-Line X passam a adoptar um deflector traseiro de maiores dimensões, enquanto que a Focus Active X passa a integrar um rebordo em preto.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

9 + 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.