CompararComparando ...

Ford Focus renovado chega no final do ano

Artigo
Ford Focus renovado chega no final do ano

O “Mobile World Congress”, a decorrer em Barcelona, assiste hoje à primeira aparição pública do novo Ford Focus, que também marcará de destaque na próxima semana, no Salão de Genebra – estando a sua chegada ao mercado português marcada para o último trimestre de 2014, nas versões de carroçaria de cinco portas e carrinha.

Automóvel de passageiros mais vendido no mundo nos primeiros nove meses de 2013, com cerca de 1,1 milhões de unidades entregues, o Focus passa agora a contar com um visual exterior revisto e mais arrojado e desportivo, em que se destaca a secção frontal redesenhada, marcada pela nova grelha.

O interior também foi alvo de particulares atenções, contando com menos botões, logo, com uma ergonomia melhorada. Novos espaços de arrumação, uma consola central ajustável e a nova geração do sistema de comunicações Sync 2 (com ecrã táctil a cores de 8”) são outros dos atributos do habitáculo, que conta ainda uma nova decoração.

[doptg id=”260″]

No que á tecnologia diz respeito, o primeiro destaque vai para a disponibilização de um inédito sistema de estacionamento automático, que permite que esta manobra seja feita na perpendicular sem que o condutor tenha que actuar sobre o volante. O dispositivo tem ainda a capacidade de alertar os condutores para a proximidade ou cruzamento de outros veículos quando a sair de um estacionamento em marcha-atrás; e para efectuar a saída de um lugar de estacionamento sem intervenção sobre o volante.

O sistema de travagem activa em cidade, por seu turno, passa a funcionar a velocidades até aos 50 km/h (actualmente, até 30 km/h), enquanto que o sistema MyKey faz a sua estreia no Focus nesta nova geração. Trata-se de uma solução especialmente destinada aos jovens condutores, que permite programar, através de uma chave personalizada, diversos parâmetros do veículo, como seja a velocidade máxima; o volume máximo do sistema de áudio; impedir que o veículo arranque se não estiverem colocados todos os cintos; não permitir a desactivação de sistema de auxílio à condução, como o controlo de estabilidade ou a travagem activa em cidade.

FordFocus2014interior

A Ford deu ouvidos aos críticos, e reduziu significativamente o número de botões no novo Focus, tornando o habitáculo mais “limpo” e a operação mais fácil e intuitiva

Além de uma suspensão revista, que visa aumentar a sua eficácia dinâmica, o novo Focus oferecerá ainda uma gama de motores que anuncia uma substancial redução dos consumos, graças às melhorias operadas em alguns dos seus membros, ou à introdução de novas unidades. Em estreia na Europa estará o bloco 15 EcoBoost a gasolina (disponível com 150 cv ou 180 cv), fazendo parte da gama também o novo turbodiesel 1.5 TDCi (nas variantes de 95 cv e 120 cv), o 1.0 EcoBoost (contará com uma nova derivação capaz de garantir emissões de CO2 de 99 g/km, o que fará do Focus o primeiro modelo não híbrido da sua categoria a baixar, na Europa, das 100 g/km) e o 2.0 TDCi de 150 cv.

Em Portugal, a oferta de motores será a seguinte: 1.0 EcoBoost de 100 cv (caixa manual de 5 velocidades); 1.0 EcoBoost de 125 cv (caixa manual de 6 velocidades, transmissão automática a partir de 2015); 1.5 EcoBoost de 150 cv (caixa manual de 6 velocidades, transmissão automática a partir de 2015); 1.5 EcoBoost de 180 cv (caixa manual de 6 velocidades, transmissão automática a partir de 2015); 1.5 TDCi de 95 cv (caixa manual de seis velocidades); 1.5 TDCi de 120 cv (caixa manual de 6 velocidades; caixa pilotada Powershit de 6 velocidades em 2015); 1.5 ECOnetic de 105 cv (caixa manual de 6 velocidades); 2.0 TDCI de 150 cv (caixa pilotada Powershift de seis velocidades). Resta referir que todas as versões equipadas com transmissão automática ou robotizada passam a dispor de patilhas no volante para comando manual sequencial.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon