CompararComparando ...

Salão de Genebra 2021 cancelado. Novo organizador para 2022

Artigo
Salão de Genebra 2021 cancelado. Novo organizador para 2022

A fundação “Salon International de l’Automobile”, até aqui responsável pela organização do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, fez saber que, depois do cancelamento da edição deste ano do certame, também a de 2021, inicialmente prevista para a próxima Primavera, também não se realizará. Na base desta decisão estão, por um lado, os avultados prejuízos financeiros resultantes do cancelamento da edição de 2020, devido à pandemia da Covid-19; e, por outro, o inquérito levado a cabo pela organização junto dos potenciais expositores, em que a maioria afirmou que, muito provavelmente, não participaria na edição do próximo ano, preferindo estar presente na de 2022. Não esquecendo que estará longe de ser garantido que a actual situação sanitária a nível mundial permitisse montar um evento que, por norma, atrai mais de 600 mil visitantes e cerca de dez mil jornalistas.

Por outro lado, logo após o cancelamento do Salão de Genebra de 2020, a fundação solicitou ao Cantão de Genebra apoio financeiro que ajudasse a cobrir os prejuízos causados pelos respectivo cancelamentp, estimados em 11 milhões de francos (cerca de 10,3 milhões de euros), e a preparar uma nova edição do certame. No início de Junho, foi aprovado um empréstimo de 16,8 milhões de francos suíços (cerca de 15,8 milhões de euros), o qual, todavia, obrigava não só a um reembolso de um milhão de francos suíços até Junho de 2021, como à realização do evento em 2021.

Condições consideradas inaceitáveis pela fundação, que declinou o empréstimo. Em consequência tendo decidido vender todos os direitos da organização do Salão de Genebra à Palexpo SA, sociedade responsável pela gestão, exploração e desenvolvimento do centro de exposições com o mesmo nome, para que seja possível encontrar de uma solução que permita a organização regular do maior evento público levado a cabo na Suíça, cujo impacto económico, só no Cantão de Genebra, está estimado em 200 milhões de francos suíços por ano (cerca de 188 mihões de euros).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

11 − 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.