CompararComparando ...

Ford revela planos de mobilidade inteligente para o futuro

Artigo
Ford revela planos de mobilidade inteligente para o futuro

Presente na Feira de Electrónica de 2015, a Ford apresentou o seu plano “Ford Smart Mobility” para promoção da inovação, elevando-a a um novo patamar em termos de conectividade, mobilidade, veículos autónomos, experiência do cliente e tratamento de dados de grande volume.

No total, são 25 experiências de mobilidade a implementar em todo o mundo (nove na Europa e em África, oito na América do Norte, sete na Ásia e uma na América do Sul) no presente ano para testar ideias de transporte, proporcionando melhores experiências aos clientes, modelos mais flexíveis e colaborações a nível social que podem resultar em benefícios para esses clientes.

Essas 25 experiências abordam quatro megatendências globais – o explosivo crescimento demográfico, a expansão da classe média, as preocupações com a qualidade do ar e saúde pública e a mudança de atitudes e prioridades dos clientes – desfiando o actual modelo de transporte e a limitada mobilidade das pessoas, especialmente em meios urbanos.

Catorze das 25 experiências são projectos de pesquisa liderados pela Ford e onze fazem parte do concurso “Innovate Mobility Challenge Series” da companhia.

“Antevemos um mundo onde os veículos ‘falam’ uns com os outros, onde os condutores e os veículos comunicam com as infra-estruturas das cidades, aliviando os congestionamentos, onde as pessoas partilham, como rotina, veículos ou múltiplas formas de transporte nas suas deslocações diárias”, afirmou Mark Fields, Presidente & CEO da Ford. “As experiências que estamos hoje a empreender conduzirão a um novo modelo de transporte e de mobilidade durante os próximos 10 anos e mesmo para além disso”.

As experiências londrinas

A cidade de Londres será a base de vários projectos-piloto da Ford que irão testar diferentes soluções para mitigar os congestionamentos em áreas urbanas de elevada densidade, incluindo as partilhas de viaturas (car-sharing), estacionamento e projectos de serviço por shuttle.

Em destaque está o projecto de “Condução em Cidade por Encomenda”, um plano que se encontra em fase de testes-piloto, com recurso a unidades Focus Electric, de emissões zero, e Fiesta 1.0 EcoBoost, unidades que podem ser reservadas através de uma app ou ligando para um call centre. Os veículos são desbloqueados através de uma aplicação para smartphone ou por cartão de membro, podendo ser usados 24 horas por dia, sete dias por semana. Os preços são cobrados ao minuto, valor que inclui combustível, seguro e os custos de Taxas de Circulação Urbana.

Outros passam por “Seguros Baseados em Dados”, no qual a monitorização individual de veículos permite criar uma cotação de seguro personalizada para reduzir custos com o mesmo, “Transporte Social Dinâmico”, serviço de transporte por encomenda de ligação entre dois pontos e “Estacionamento Facilitado”, que em parceria com uma autoridade local e através de uma aplicação de smartphone ajuda os condutores a encontrar um espaço de estacionamento apropriado com base nas suas preferências de perfil, estacionamento em tempo real e identificação de locais de destino, bem como a sua localização por GPS.

A Ford anunciou também a expansão do seu programa de car-sharing na Alemanha. A iniciativa subscrita pela associação de concessionários Ford alemães, a FHD GmbH e a DB Rent, a empresa por detrás da Flinkster car-sharing, resulta no primeiro esquema de partilha de viaturas à escala nacional envolvendo concessionários automóveis.

Veículos Autónomos Ford

A Ford também destacou os veículos semi-autónomos que tem já hoje em circulação e os veículos totalmente autónomos em processo de desenvolvimento para uma utilização futura.

Os actuais veículos semi-autónomos Ford contam com soluções como a assistência à manutenção de faixa, cruise control adaptativo, Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões e assistência activa ao estacionamento, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, câmara de visão traseira, faróis de máximos automáticos e limpa pára-brisas com sensores de chuva, estando para breve a introdução de um sistema de Assistência a Engarrafamentos.

Um Ford Fusion Hybrid de condução totalmente autónoma encontra-se em testes de estrada. O modelo recorre à mesma tecnologia semi-autónoma presente em veículos Ford do presente, acrescentando-lhe quatro sensores LiDAR, que geram mapas 3D em tempo real do ambiente em redor. O veículo pode “sentir” os objectos ao seu redor graças aos sensores LiDAR e usar algoritmos avançados para o ajudar nas previsões de para onde se poderão mover os veículos e peões.

Também abordada na conferência foi o novo sistema de comunicação e de entretenimento da marca oval denominado SYNC 3, evolução do actual, e que é mais rápido, intuitivo e fácil de utilizar com resposta mais imediata aos comandos do condutor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro