CompararComparando ...

Google apresentou o seu “carro mãos livres” que anda sozinho

Artigo
Google apresentou o seu “carro mãos livres” que anda sozinho

Os esforços da Google em criar um automóvel que anda de forma autónoma sem qualquer intervenção humana na condução já são conhecidos, mas até agora a Google tem utilizado veículos de marcas conhecidas aos quais adiciona uma parafernália de tecnologia para testar esta possibilidade da condução autónoma.

Agora o gigante do ciberespaço apresentou pelas mãos do seu CEO, Sergey Brin, o seu primeiro veículo autónomo, totalmente desenvolvido pela Google, com a particularidade de não possuir no interior qualquer dos comandos a que estamos habituados. Não tem volante, nem pedal de acelerador e também pode procurar pelo pedal do travão que não o vai encontrar.

google2

Limitado a uma velocidade de 40 km/h este “carro mãos livres” tem um desenho onde a frente tem elementos inspirados na face humana, segundo os responsáveis para provocar simpatia das pessoas para com esta nova tecnologia e afastar os seus receios.

O interior não poderia ser mais simples e apenas encontramos os lugares dos passageiros, num habitáculo que foi desenhado pela Google com o enfoque na aprendizagem e não na condução.

O “painel de intrumentos” limita-se a um botão de Start e de Stop e um ecrã que permite definir o trajecto da viagem e que depois de iniciado o percurso vai mostrando a localização do veículo.

O director do projecto deste veículo da Google, Chris Urmson afirma que irão ser construidos inicialmente 100 protótipos que irão começar mais uma bateria de testes já no final deste Verão. Em relação à sua chegada ao público, Urmson estima que tal poderá acontecer nos próximos anos através de um programa piloto que será implementado na Califórnia.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Grilo