CompararComparando ...

Jaguar XFR-S Sportbrake está pronta

Artigo
Jaguar XFR-S Sportbrake está pronta

[doptg id=”40″]

Por norma, quando o tema são carrinhas com mais de 500 cv de potência, os nomes de imediato evocados pela maioria serão os de propostas com a chancela RS da Audi ou AMG da Mercedes – isto, pelo menos, enquanto a divisão M da BMW continuar a manter-se afastada deste sector muito específico do mercado (recorde-se que só nas gerações E34, produzida de 1989 a 1995, e E60, fabricada entre 2005 e 2010, o M5 teve direito a uma declinação Touring, que volta a não estar prevista para a actual geração do modelo).

Pelo contrário, quem parece não estar disposta a abdicar da marcação cerrada que tem mantido às suas oponentes germânicas, mesmo nos territórios que lhes são mais caros, é a Jaguar, que tudo indica se apresta para disponibilizar uma radical variante sobrepotenciada da sua carinha, naturalmente designada XFR-S Sportbrake.

Já observada em testes de desenvolvimento no inevitável circuito de Nürburgring, a XFR-S Sportbrake fará extensivo uso dos elementos já conhecidos de idêntica versão da berlina da gama, inclusive no exterior, com o kit aerodinâmico a transitar quase por inteiro para a carrinha – excepção feita, naturalmente, ao deflector traseiro.

Mecanicamente, decerto marcarão presença o motor 5.0-V8 sobrealimentado com 550 cv e 680 Nm e a caixa ZF de oito relações com tecnologia Quickshift para comando manual em sequência. Também em comum com o XFR-S de quatro portas a XFR-S Sportbrake deverá ter o diferencial activo e o controlo de estabilidade recalibrados; a suspensão mais firme; o sistema de travagem sobredimensionado; e as imponentes jantes de 20”.

Com tudo isto, antevêem-se prestações de excepção para a “super-carrinha” britânica, caso da velocidade máxima limitada a 300 km/h ou da aceleração 0-100 km/h cumprida em menos de 5,0 segundos.

A estreia oficial da Jaguar XFR-S Sportbrake deverá ocorrer ainda este ano, estando por saber se a casa de Coventry optará por terreno “inimigo” (o Salão de Frankfurt) ou por um dos principais mercados para este género de proposta (os EUA, que nos próximos meses acolherão dois grandes salões internacionais – Los Angeles, em Novembro; e Detroit, em Janeiro). O início de comercialização não se espera defira muito da apresentação ao público, devendo o preço em Portugal rondar os €160 000.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon