CompararComparando ...

Lamborghini Countach LPI 800-4: ícone regressa como híbrido de 814 cv

Artigo
Lamborghini Countach LPI 800-4: ícone regressa como híbrido de 814 cv

Com o novo Lamborghini Countach LPI 800-4 está de regresso, pelo menos na nomenclatura, um dos mais emblemáticos automóveis superdesportivos de sempre. Através desta edição especial “few off” comemorativa do 50º aniversário do modelo desenhado por Marcello Gandini, limitada a não mais do que 112 exemplares, numa assumida alusão ao nome de código interno LP 112 utilizado durante o desenvolvimento do Countach original, a casa de Sant’Agata Bolognese não pretendeu conceber um automóvel retrospectivo, antes recorreu às suas melhores soluções em termos de design e engenharia, para perspectivar como poderia ter evoluído esse mito dos anos de 1970/80 até tornar-se num superdesportivo de referência do século XXI.

São vários os motivos pelos quais o Countach rapidamente se tornou num automóvel tão emblemático no seu tempo. O estilo inconfundível foi, decididamente, um deles, dando forma, como nenhum outro modelo, aquilo que acabou por tornar-se no ADN do design da Lamborghini. Também marcou por recorrer a tecnologias invulgares para a época, algumas provenientes da Fórmula 1. E até a sua designação comercial foi caracterizada por algumas peculiaridades, sendo, por um lado, uma expressão de surpresa e assombro no dialecto piemontês (pronunciando-se “Coon-tach”), e, por outro, um dos raros nomes de modelos da Lamborghini que não está relacionado com o mundo da tauromaquia.

Quanto à sua contemporânea recriação, cujas primeiras unidades produzidas começarão a ser entregues aos seus afortunados proprietários a partir do primeiro trimestre de 2022, a própria designação, como é habitual na marca italiana, diz bastante acerca dos atributos do Countach LPI 800-4: “LP” identifica a colocação longitudinal do motor; “I” alude à tecnologia híbrida a que recorre; 800 ilustra à potência arredondada disponibilizada pela unidade motriz (814 cv); “4” significa que o modelo faz uso de um sistema de tracção às quatro rodas. Ambicionando ser uma proposta visionária para o seu tempo, como o foi o seu ilustre antecessor na respectiva época, conjuga um design vanguardista com tecnologia do futuro, para tal fazendo uso do que de mais evoluído a Lamborghini dispõe no domínio da engenharia.

Logo num primeiro olhar, o Countach LPI 800-4 é imediatamente reconhecível como o descendente do Countach, em termos de estilo exterior e interior. As formas puras, com muitas referências ao seu antecessor, nomeadamente à edição Countach LP5000 Quattrovalvole, são dominadas por ângulos e linhas assertivos e afilados, pelo formato em cunha, pelo tema hexagonal (nomeadamente nos guarda-lamas e nos farolins traseiros) e pela acentuada inclinação do habitáculo. A asa traseira é retráctil, para não perverter a pureza das formas; as tomadas de ar integradas nos ombros são embelezadas pelas distintivas “brânquias” já presentes no Countach original; as portas de abertura vertical, estreadas pelo Countach, e que, entretanto, se tornaram numa assinatura dos Lamborghini equipados com motores V12, não podiam faltar; as quatro ponteiras de escape estão inseridas no interior do difusor traseiro em fibra de carbono.

Tecnologicamente, o Countach LPI 800-4 é como que uma espécie de síntese entre o Aventador LP 780-4 Ultimae e o Sián, já que da derradeira evolução do Aventador provém o châssis, e do primeiro híbrido da Lamborghini o grupo motopropulsor, cujo motor de combustão é, justamente, o mesmo do Aventador LP 780-4 Ultimae. Temos, assim, um V12 a 60° atmosférico com 6498 cc de capacidade, capaz de debitar 780 cv/8500 rpm e 720 Nm/6750 rpm (e tendo como regime máximo de funcionamento as 8500 rpm); e um motor eléctrico a 48 Volt com 34 cv e 35 Nm, integrado na caixa pilotada ISR de sete velocidades, que anima as rodas traseiras e é alimentado por um supercondensador que oferece o dobro da potência de uma bateria de iões de lítio de peso equivalente (no seu conjunto, o motor eléctrico e o supercondensador pesam não mais do que 34 kg).

A potência combinada é de 814 cv, com o Countach LPI 800-4 a anunciar 2,8 segundos nos 0-100 km/h, 8,6 segundos nos 0-200 km/h e 355 km/h de velocidade máxima. De sublinhar que esta inovadora arquitectura híbrida é a única solução do tipo mild-hybrid do mercado que garante uma ligação directa entre o motor elétrico e as rodas, por forma a não perverter a experiência de utilização do V12 naturalmente aspirado.

Quanto à estrutura, são em fibra de carbono todos os painéis da carroçaria, assim como a monocoque (com subchâssis dianteiro e traseiro em alumínio), o que garante ao Countach LPI 800-4 uma excepcional rigidez torsional e uma inquestionável ligeireza, com o modelo a anunciar um peso a seco de 1595 kg e uma relação peso/potência de 1,95 kg/cv. Existem vários elementos exteriores em fibra de carbono visível (no splitter dianteiro, em redor do pára-brisas e dos espelhos retrovisores, nas tomadas de ar na cobertura do capot motor, e nas longarinas), sendo este um material utilizado também em pormenores interiores específicos.

Igualmente a reter, as jantes criadas segundo os pressupostos estilísticos dos anos de 1980, de 20” na frente e de 21” atrás, revestidas por pneus Pirelli P Zero Corsa, de medida 255/30ZR20 e 355/25ZR21, e por detrás das quais é possível visualizar os discos de travão carbocerâmicos. Por seu turbo, as saídas de ventilação móveis, produzidas através de tecnologia de impressão 3D de última geração, e o tejadilho fotocromático (que passa de opaco a transparente mediante o simples pressionar de um botão), confirmam que este automóvel, apesar da sua inspiração histórica, ambiciona ser, no futuro, um ícone do mundo automóvel do século XXI.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.