CompararComparando ...

Lamborghini Essenza SCV12: mais de 830 cv e 40 unidades só para pista

Artigo
Lamborghini Essenza SCV12: mais de 830 cv e 40 unidades só para pista

Já foi revelado pela Lamborghini o Essenza SCV12, o novo hiperdesportivo desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse, o departamento e competição da marca do touro. Tem utilização estritamente reservada a circuito e será produzido numa edição limitada a não mais do que quarenta unidades, surgindo na linha de modelos memoráveis, como o Miura Jota ou o Diablo GTR.

A animar o Essenza SCV12 está o mais potente V12 atmosférico alguma vez desenvolvido pela Lamborghini, contando ainda o modelo com uma apurada aerodinâmica, inspirada na competição, e com soluções técnicas criadas para garantir uma experiência de condução de excelência. A unidade motriz está apta a disponibilizar mais de 830 cv, dispondo de admissão forçada a alta velocidade e de um sistema de escape desenvolvido pelos especialistas da Capristo, concebido para reduzir a contrapressão, assim melhorando a performance e enfatizando a sonoridade única do motor.

Com tracção exclusivamente traseira, o hiperdesportivo italiana monta uma nova caixa de velocidades sequencial X-trac de seis relações, montada em bloco com o trem traseiro, enquanto elemento estrutural do châssis, uma solução compacta e que garante, ainda, continuidade estrutural e uma superior rigidez torsional. Por seu turno, o châssis monocoque em fibra de carbono, desprovido de gaiola de segurança interna, é elemento crucial não só para a obtenção de uma excepcional relação peso/potência de não mais do que 1,66 kg/cv, mas também para que o Essenza SCV12 seja o GT concebido para respeitar as normas de segurança da FIA destinadas aos protótipos.

Para garantir um desempenho de eleição mesmo nos mais exigentes circuitos, a Lamborghini Squadra Corse adoptou soluções cinemáticas mecânicas inspiradas nos protótipos de competição, como a suspensão traseira do tipo push-rod fixada diretamente na caixa de velocidades. Também os pneus slick fornecidos pela Pirelli foram especificamente desenvolvidos para este modelo, estando montados em jantes de magnésio de 19” na frente, e de 20” atrás, ao passo que os discos e as pinças de travão são provenientes da Brembo Motorsport.

Quanto a aerodinâmica, também aqui foi utilizada a experiência adquirida pelo fabricante transalpino nas corridas de GT, anunciando o Esseza SCV12 níveis de eficiência e de carga aerodinâmica superiores aos de um carro de GT3, nomeadamente uma downforce de 1200 kg a 250 km/h. No capot dianteiro destaca-se a dupla tomada de ar com nervura central, semelhante à utilizada nos Huracán de competição, destinada a separar o fluxo de ar quente proveniente do radiador, e a canalizar o ar fresco para a tomada de ar existente ao centro do tejadilho. Ainda na frente, referência para o splitter e para os dois apêndices laterais, ao passo que, nos flancos, os fluxos destinados à refrigeração do motor e da caixa de velocidades foram optimizados através da utilização de aletas verticais situadas nas longarinas – completando-se o pacote aerodinâmico com a asa traseira regulável de duplo perfil de grandes dimensões.

Já o visual exterior do Essenza SCV12, da autoria do Centro Stile Lamborghini, reflecte de forma notória a estrutura da carroçaria, formada por apenas três elementos, para permitir uma rápida troca dos mesmos, sempre que necessário, durante as paragens nas boxes. As respectivas linhas pretendem combinam o apelo estético dos protótipos dos anos de 1970 com elementos típicos da Lamborghini – como sejam as ópticas dianteiras, os farolins traseiros e a tomada de ar no tejadilho de formato hexagonal (tal como as saídas de ventilação).

No cockpit, destaque para o elemento portante em forma de “Y” que suporta o tablier e o painel de instrumentos, e para o volante multifunções com ecrã central de design futurista, inspirado no do dos monolugares de F1, por forma a oferecer a máxima ergonomia e um tacto perfeito, sem que o condutor necessite de retirar as suas do mesmo para operar as várias funções. O exclusivo banco OMP com estrutura em fibra de carbono conta com homologação FIA.

Os quarenta afortunados proprietários do Essenza SCV12 irão integrar um exclusivo clube que lhes oferecerá privilégios exclusivos, como o acesso a programas especiais que lhes permitirá pilotar o seu hiperdesportivo nalguns dos mais prestigiados circuitos do mundo. No mesmo se inclui, também, um serviço de custódia do veículo, que será guardado num novo hangar construído especificamente para o clube Essenza SCV12 na sede da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese. Aqui, cada veículo terá uma box personalizada e serviços dedicados, incluindo webcams que permitirão aos clientes monitorizar o seu automóvel 24 horas por dia através de uma aplicação. Estas instalações também albergam o “Lamborghini Squadra Corse Drivers Lab”, desenvolvido pela Tecnobody, e em que serão oferecidos programas de preparação física similares ao seguidos pelos pilotos oficiais da marca.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

2 × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.