CompararComparando ...

Lamborghini revela Urus ST-X e antecipa novo hiperdesportivo

Artigo
Lamborghini revela Urus ST-X e antecipa novo hiperdesportivo

A Lamborghini Squadra Corse, departamento de competição da marca de Sant’Agata Bolognese, tem na forja duas novidades que, decerto, muito entusiasmarão os seus indefectíveis, em especial os adeptos do automobilismo, ambas com lançamento marcado para 2020. Trata-se de um novo hiperdesportivo, que não se destina, propriamente, às corridas, mas cuja utilização estará reservada a circuito, uma vez que não poderá circular na via pública; e do Urus ST-X, o primeiro SUV de competição do mundo.

Ainda sem nome, o poderoso hiperdesportivo da Lamborghini será fabricado em edição limitada e animado por um motor 6.5-V12 atmosférico, capaz de disponibilizar 850 cv. Um dos seus objectivos é mesmo tirar o máximo partido de tão poderosa dotação mecânica, o que explica, por exemplo, o apuro aerodinâmico ilustrado pelo enorme deflector traseiro, pela tomada de ar no tejadilho, ou pelo capot de competição com dupla entrada de ar.

Por sua vez, a estrutura conta com um subchâssis dianteiro em alumínio, unido à monocoque em fibra de carbono, concebido para garantir os mais elevados padrões de segurança, ao passo que o motor está alojado numa estrutura anti-capotamento em aço que contribui, também, para maximizar a rigidez torsional e flexional do conjunto.

Quanto à tramsmissão, a caixa do tipo sequencial de seis velocidades, de origem Xtrac, desempenha, também, uma função estrutura, já que à mesma estão directamentre ligados os braços da suspensão; ao passo que o inovador diferencial autoblocante mecânico é regulável pelo piloto, por forma a optimizar a eficácia dinâmica em função do circuito em que o veículo utilizado, e das próprias condições do traçado.

Já o Urus ST-X destina-se a corridas tanto no asfalto, como fora dele, começando por se destacar pelo peso inferior ao da versão de série, garantido, entre outros, pelo capot em fibra de carbono com tomadas de ar adicionais, pelo deflector, igualmente, em fibra de carbono e pelas ponteiras de escape específicas, concebidas para a competição. No habitáculo destacam-se o inevitável roll-bar tubular, as baquets de competição e o sistema anti-incêndio. O Urus ST-X tem a primeira corrida agendada para o circuito de Misano em finais do próximo do ano, aquando da realização das World Finals 2020 da competição monomarca organizada pelo construtor transalpino.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

6 − 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.