CompararComparando ...

Novo Skoda Octavia está pronto. As primeiras imagens

Artigo
Novo Skoda Octavia está pronto. As primeiras imagens

Há muito que o nome Octavia é utilizado para identificar o modelo mais importante para a performance comercial da Skoda, e o 60º aniversário do início da respectiva produção serviu de pretexto para o lançamento da mais recente geração do modelo. A sua quarta da chamada “era moderna”, ou seja, desde que o construtor checo passou integrar o Grupo VW, em 1994, e desde que foi lançado, em 1996, o primeiro dos Octavia desenvolvidos após tal aquisição. Octavia será oficial

A apresentar oficialmente dentro de poucos dias, o Octavia continuará a ser proposto nas versões hatchback e carrinha, tendo crescido em comprimento, face ao seu antecessor, 19 mm no caso do dois volumes e meio, e 22 mm no caso da carrinha. Já a largura aumentou 15 mm, sendo a distância entre eixos de 2686 mm a mesma do actual modelo.

Em termos estilísticos, a casa de Mladá Boleslav promete uma total renovação, que as primeiras imagens da Octavia Break agora reveladas, de uma unidade de desenvolvimento ainda muito camuflada, não permite perceber por inteiro. Ainda assim, fica a nota para um Cx de 0,24 no hatchback, e de 0,26 na carrinha, da disponibilização de jantes até 19” e da adopção de iluminação exterior integralmente por LED, sendo este o primeiro Skoda de sempre a poder contar, em opção, com ópticas dianteiras do tipo LED Matrix.

O aumento das dimensões exteriores traduzir-se-á, naturalmente, num acréscimo do espaço oferecido aos ocupantes, o que será particularmente evidente no banco traseiro, ao passo que a bagageira, que já era a maior da classe, para a dispor de uma capacidade de 600 litros na berllina, e de 640 litros na carrinha. Ao mesmo tempo, o interior foi totalmente reconfigurado, apresentando-se mais moderno e jovial, pretendendo o tablier evocar o formato da grelha frontal e sendo dominado pelo ecrã do sistema de infoentretenimento de última geração, que, na sua especificação de topo, dispõe de 10”.

De 10” é, igualmente, o painel de instrumentos totalmente digital, a que há que juntar o facto de o novo Octavia ser o primeiro Skoda a poder usufruir de um head up display. Inicialmente disponível com os níveis de equipamento Active, Ambition e Style, a que se juntarão, no decurso de 2020, as variantes Souct e RS, o modelo contará, ainda, como inéditas funcionalidades, integradas na já célebre filosofia Simply Clever do construtor checo, como sejam o Pack Sleep (composto por dois encostos de cabeça traseiros de maiores dimensões e um cobertor) ou, exclusivos da Octavia Break, a chapeleira retráctil automática, a nova rede separadora de carga ou a caixa de arrumação instalada sob o piso da babageira.

Quanto à oferta de motores, inclui unidades a gasolina (todas com filtro de partículas), a gás natural comprimido (CNG), a gasóleo, microhíbridas e híbridas plug-in. Os motores 1.0 TSI de 110 cv e 1.5 TSi de 150 cv contam de série com caixa manual de seis velocidades, adoptando um alternador/motor de arranque integrado e um sistema eléctrico de 48 Volt quando combinados com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades, fazendo ainda parte da gama o 2.0 TSI de 190 cv e o  1.5 TSI G-Tec de 130 cv, apto a consumir CNG e proposto com caixa manual de seis eelações ou DSG7.

As opções Diesel são todas protagonizadas pelo bloco 2.0 TDI, disponibilizado em três níveis de potência: 115 cv, 150 cv e 200 cv – podendo as duas variantes mais potentes ser combinadas com um sistema de tracção integral. Já o motor 1.4 TSI foi o eleito para combinar com a caixa DSG6 e um motor eléctrico nas duas derivações híbridas plug-in do novo Octavia, uma com 204 cv, a outra com 245 cv, tal como acontece com o novo VW Golf.

Resta referir que, além da sua configuração normal, a suspensão do novo Octavia será proposta, em opção, numa versão rebaixada 15 mm, e noutra com mais 15 mm de altura ao solo. Já o opcional sistema de amortecimento pilotado acarreta, por si só, um rebaixamento da suspensão de 10 mm, excepto nas variantes híbridas plug-in.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
100%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.