CompararComparando ...

Lamborghini SCV12: hiperdesportivo só para circuito quase pronto

Artigo
Lamborghini SCV12: hiperdesportivo só para circuito quase pronto

 

Está praticamente pronto para entrar em pista o novo Lamborghini SCV12, o hiperdesportivo da marca de Sant’Agata Bolognese, desenvolvido pela sua divisão desportiva, a Lamborghini Squadra Corse. Produzido em edição limitada, e destinado a uma utilização exclusivamente em circuito, o modelo terminou já o seu programa de desenvolvimento, estando pronto para ser lançado ainda este Verão.

A animar o SCV12 estará o motor V12 atmosférico mais potente da história da Lamborghini, o qual, graças à admissão dinâmica, está apto a oferecer mais de 830 cv de potência. Ao mesmo tempo, a larga experiência da marca na competição serviu para, por exemplo, alcançar um extremo apuro aerodinâmico, com o modelo a anunciar uma eficácia e uma downforce superiores, inclusive, ao alcançado pelos mais modernos carros que competem na categoria GT3.

Apesar da forte camuflagem que ainda reveste as unidades presentes nas imagens que o fabricante italiano libertou do seu novo hiperdesportivo, essa sofisticação aerodinâmica está patente em soluções como a dupla tomada de ar no capot dianteiro; ou na nervura central, que direcciona o fluxo de ar para a conduta de admissão de ar forçado situada no tejadilho, solução destinada a aumentar a pressão de ar estática no colector, para criar maior fluxo de ar no interior do moror e, assim, um aumento da potência. Menção, ainda, para o repartidor dianteiro, para as sofisticadas saias laterais com diversos elementos aerodinâmicos, e para a exclusiva asa traseira em fibra de carbono, tudo soluções que comprovam a vocação extrema do SCV12.

Com tracção traseira, e caixa sequencial de seis velocidades integrada com a suspensão posterior, do tipo pushrod, o SCV12 também recorre a pneus Pirelli do tipo slick, especialmente desenvolvidos para este modelo, montados em jantes de magnésio, de 19” na frente, e de 20” atrás. Quem aquirir um exemplar do modelo passará a fazer parte de um clube exclusivo, cujas actividades prevêm, entre outras, a participação em cursos programas de pilotagem avançada em alguns dos mais prestigiados circuitos do mundo, nos quais está garantida a assistência técnica dos engenheiros da Squadra Corse e a monitorização de Emanuele Pirro, o cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e Consultor de Projectos Especiais da Lamborghini Squadra Corse.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

2 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.