CompararComparando ...

Lexus revela nova geração do RX

Artigo
Lexus revela nova geração do RX

 

Como não podia deixar de ser nos dias que correm, foi no Salão de Nova Iorque que a Lexus decidiu dar a conhecer a nova geração do RX. Modelo mais vendido de sempre da divisão de luxo da Toyota, com mais de 2,1 milhões de unidades vendidas, assegurou cerca de um terço do total das vendas da casa japonesa ao longo dos seus 26 anos de existência.

Com 4890 mm comprimento, 1895 mm de largura e uma distância entre eixos de 2790 mm, nesta sua quarta geração, o RX adopta um estilo bastante muito agressivo do que o habitual, marcado por linhas bastante angulosas, na senda das introduzidas pelo NX. Em destaque, o formato dos pára-choques, a grelha de novo desenho e a assinatura visual garantida pelas ópticas (nomeadamente as dianteiras) integralmente em LED. De série, o RX propõe jantes de liga de 18”, estando disponíveis, opcionalmente, umas novas jantes de 20”, que, se o cliente assim o pretender, podem receber inserções na mesma cor da carroçaria.

Também o interior foi totalmente renovado, garantido a Lexus ser capaz de oferecer mais espaço para pernas atrás e materiais e acabamento de ainda melhor qualidade do que até aqui. O banco traseiro conta com rebatimento assimétrico 60/40 eléctrico; está disponível, em opção, uma ornamentação em madeira de piano Yamaha cortada a laser; também como extra é proposto um novo head-up display. No domínio da segurança, destaque para a estreia do sistema Lexus Safety System+, que reúne o sistema de pré-colisão PCS; o alerta de saída da faixa de rodagem LDA; o assistente de máximos AHB; e o assistente à manutenção na faixa de rodagem LKA, entre outros dispositivos mais comuns.

A gama será composta pelas versões RX 300 e RX 450h, ambas anunciando uma potência máxima na casa dos 300 cv, e estando disponíveis tanto com tracção dianteira como com tracção integral. A primeira monta um 3.5-V6 de injecçãoo directa de gasolina, combinado com uma nova caixa automática de oito velocidades; a segunda faz uso da versão Atkinson deste mesmo propulsor, aqui aliada a um motor eléctrico, para maior eficiência energética. Além de anunciar uma estrutura mais rígida, o novo RX passa a estar disponível, pela primeira vez no seu historial, também com uma suspensão de amortecimento pilotado, denominada AVS.

Para ambos as versões a Lexus propõe ainda as variantes F Sport, mas apenas nos modelos dotados de tracção total. Visualmente, as principais diferenças residem na aplicação do logo F Sport na carroçaria, nas jantes de 20” com acabamento grafite e, já no interior, na instrumentação específica e no volante desportivo em pele perfurada com patilhas de comando da caixa. Ainda assim, o principal atributo destas derivações reside na inclusão, no equipamento de série, das barras estabilizadoras activas e do sistema AVS, e na inclusão do modo de condução adicional Sport S+ (a somar aos habituais Eco, Normal e Sport) – tudo tendo em vista um melhor desempenho dinâmico, mormente em curva.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

18 + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.