CompararComparando ...

Livewire, a grande surpresa da Harley-Davidson

Artigo
Livewire, a grande surpresa da Harley-Davidson

Tudo começou com umas imagens de uma Harley-Davidson eléctrica que marcará presença no segundo filme dos “Vingadores” e pensava-se que não passava de uma fantasia de Hollywood. É então que o construtor americano surpreende todos e essa “fantasia” afinal é o projecto Livewire, a primeira Harley-Davidson eléctrica.

Para uns evolução, para outros “heresia” é assim que as reacções e sentimentos se têm dividido em torno da mais recente notícia que agita o mundo das duas rodas: A Harley-Davidson vai apostar numa moto eléctrica!

Trata-se do projecto Livewire e a marca de Milwaukee além de já ter revelado um vídeo e imagens oficiais, também já avançou com alguns dados técnicos como a potência que será de 72 cv e o binário atingirá os 70 Nm. A Livewire tem uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 148 km/h.  A autonomia em circuito misto, estrada e cidade deverá rondar os 80 km.

Segundo Matt Levatich, “A América sempre foisinónimo de reinvenção e tal como a América, a Harley-Davidson foi-se reinventando a si mesma muitas vezes na sua história, com os nossos clientes a indicar o caminho a seguir pela marca. O projecto Livewire é um novo e excitante capítulo da colaboração com os nossos clientes na nossa história”.

A Harley-Davidson aposta mesmo nesta ligação com os seus clientes e a prova disso é que a Livewire será testada por muitos dos seus clientes e até aqueles que nunca andaram de moto o poderão fazer. Estes terão ao seu dispor uma plataforma Jumpstart, um simulador de condução da Livewire.

A nova Harley-Davidson eléctrica irá ser testada pelos clientes em mais de 30 concessionários da marca nos Estados Unidos numa viagem que decorrerá até ao final de 2015 e que começa na mítica Route 66.

Os aficionados do som compassado, ou descompassado, dos motores de combustão bicilíndricos podem até não gostar do som de uma moto eléctrica, mas como seria de esperar a Harley-Davidson não iria baixar a guarda num dos seus mais preciosos bens: o som.

Por isso mesmo o som da Livewire foi trabalhado e desenhado para não se parecer com nada já existente no mundo das motos, sejam elas eléctricas ou de combustão. O som foi inspirado nos caças a reacção quando descolam de um porta-aviões.

A partir deste ponto o construtor americano já com 111 anos de história irá reunir as opiniões dos clientes e a partir daí então dar o próximo passo com a Livewire.

 

[signoff2]

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Motofan
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    1 + 15 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.