CompararComparando ...

Nova BMW Série 3 Touring já é oficial. Chega em Setembro

Artigo
Nova BMW Série 3 Touring já é oficial. Chega em Setembro

Como se esperava, a BMW revelou hoje as primeiras imagens da sexta geração da Série 3 Touring, modelo que já vendeu mais 1,7 milhoes de exemplares ao longo dos 32 anos de carreira cumpridos eplas suas cinco anteriores gerações. A nova carrinha bávara será oficialmente apresentada ao público no BMW Welt, em Munique, de 25-27 de Junho, no evento BMW Group #NEXTG, estando o respectivo lançamento comercial agendado para 28 de Setembro próximo.

Habitual nestes casos, o facto de a nova Série 3 Touring partilhar o essencial das soluções com a berlina de que deriva, o que é especialmente evidente, logo num primeiro olhar, no capítulo estético. Ainda assim, há que ter em conta que, face à sua antecessora, a nova carrinha da marca do hélice cresceu 76 mm em comprimento (4709 mm), 16 mm em largura (1827 mm), 11 mm em altura (1440 mm) e 43 mm entre eixos (2851 mm), tendo a largura de vias sido aumentada em 43 mm na frente (1587 mm) e 21 mm atrás (1604 mm) – crescimento este que se traduz numa postura mais musculada e imponente, numa habitabilidade mais ampla, numa bagageira mais generosa e num comportamento dinâmico ainda mais eficaz. Ainda no plano estilístico, outros elementos há a considerar, como as barras de tejadilho propostas de série em todas as versões, o mesmo acontecendo com a moldura em alumínio dos pilares centrais e traseiros e das janelas laterais, com os farolins por LED e com as duplas ponteiras de escape.

O interior herda, no essencial, os atributos já conhecidos do Série 3 de quatro portas, a este juntando, como já mencionado, um espaço interior mais generoso do que na anterior geração, nomeadamente atrás, onde foram alvo de especiais cuidados o espaço disponível para pernas e a facilidade de acesso ao respetivos lugares, assim como os mais pequenos – com o banco posterior a poder acomodar três cadeirinha de criança com fixações Isofix. Quanto à bagageira, primeiro destaque para o portão traseiro, que inclui, de séries em todas as versões, abertura independente do respectivo óculo e operação eléctrica (sendo opcional o sistema de abertura e fecho mãos-livres).

Por outro lado, não só a “boca” de acesso à mala através do óculo posterior é 20 mm mais larga, como o compartimento de carga é até 112 mm mais largo, e o plano de carga ligeiramente mais baixo do que na anterior geração (ficando a 616 mm do solo), o que já tende a facilitar as operações de carga e descarga. Relativamente ao volume da bagageira, é agora de 500 litros com os cinco lugares montados (mais 5 litros do que no modelo predecessor), alcançando um máximo de 1500 litros através do rebatimento total do banco traseiro – rebatível na proporção 40/20/40, e, em opção, podendo contar com botões para rebatimento a partir da própria mala. Sob o piso da bagageira encontram-se compartimentos especialmente desenhados para albergar a chapeleira e a rede separadora de carga quando não a uso, sendo opcionais os ralis anti-deslizantes integrados no piso, atributo único na classe, os quais se elevam automaticamente quando o portão traseiro é fechado, evitando que a carga deslize quando o veículo se encontra em movimento.

Quando do lançamento da nova Série 3 Touring, a gama de motores será composta por seis opções, metade deles a gasolina, e os restantes a gasóleo. No topo da oferta estará a M340i xDrive Touring, animada pelo seis cilindros em linha de 3,0 litros de 374 cv e dotada de tracção integral, a que se juntam a 330i Touring  e a 330i xDrive Touring de 258 cv, e a 320i Touring de 184 cv, todas com motor de quatro cilindros. A oferta Diesel é composta pela 330d xDrive Touring de 265 cv, com motor de seis cilindros em linha e tracção total, pela 320d Touring de 190 cv, e pela 318d Touring de 150 cv, em ambos os casos com motor de quatro cilindros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    10 + 19 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.