CompararComparando ...

Volvo e Uber apresentam automóvel apto para a condução 100% autónoma

Artigo
Volvo e Uber apresentam automóvel apto para a condução 100% autónoma

Depois do acordo estabelecido entre as duas partes em 2016, Volvo e Uber acabam de apresentar um automóvel de produção capaz de funcionar no modo de condução totalmente autónoma. O XC90 em questão é anunciado como o primeiro veículo de produção em série que, ao estar equipado com o sistema de condução autónoma da Uber, é capaz de circular no modo totalmente autónomo, domínio considerado como o próximo passo da colaboração estratégica que une as duas empresas.

A marca sueca realça, ainda, que o XC90 “normal” inclui já uma série de dispositivos de segurança que permitem à Uber instalar facilmente o seu próprio sistema de condução autónoma, assim garantido um eventual lançamento no futuro de automóveis autónomos na rede da Uber, destinado ao serviço de transporte partilhado autónomo. Já o XC90 destinado a esta aplicação destaca-se pela inclusão de vários sistemas de backup para a direcção, travagem e bateria, concebidos para imobilizar de imediato o veículo caso algum dos sistemas principais falhe.

A Volvo anuncia ainda que fará uso de uma base conceptual semelhantes para a introdução dos seus futuros veículos autónomos, já no início da próxima década – tecnologias a aplicar nos modelos assentes na plataforma SPA2. Plataforma esta que incluirá, já, determinadas características concebidas para permitir a condução autónoma sem supervisão, nomeadamente em auto-estrada ou vias de circunvalação, algo que a casa de Gotemburgo está convicta contribuirá decisivamente para a redução da sinistralidade rodoviária.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    9 + 14 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.