CompararComparando ...

Novo Aston Martin Vantage Roadster na Primavera

Artigo
Novo Aston Martin Vantage Roadster na Primavera

Foi já revelado pela Aston Martin o novo Vantage Roadster, versão descapotável do modelo mais acessível, e mais focado na eficácia do comportamento, da sua gama. Já disponível para encomenda, começará a ser entregue aos seus primeiros clientes no segundo trimestre deste ano, com os preços a iniciarem-se nos €157 300… na Alemanha!

Tal como a versão coupé de que deriva, lançada em 2018, o Vantage Roadster é animado pelo motor 4.0-V8 biturbo de origem AMG, com 510 cv e 685 Nm, combinado com uma caixa automática ZF de oito velocidades. O que lhe permite cumprir os 0-100 km/h em menos de 4,0 segundos, e alcançar uma velocidade máxima superior a 305 km/h com a capota colocada.

Capota que é, naturalmente, o principal elemento diferenciador do mais recente dos Vantage, um dos seus principais atributos e, no fundo, a sua razão de existir. Graças a um mecanismo de dobragem em “Z” mais leve e compacto, a capota de lona permite à bagageira oferecer 200 litros de capacidade, e implicou um aumento do peso do veículo, face ao coupé, de somente 60 kg, além de poder ser operada em andamento até aos 50 km/h – demorando 6,7 segundos a ser removida, e 6,8 segundos a ser colocada, este é, segundo a casa de Gaydon, o mais rápido ciclo de operação completo de toda a indústria automóvel, no que diz respeito a sistemas de operação totalmente automáticos.

A Aston Martin afirma, ainda, que alterações cirúrgicas operadas ao nível do châssis, suspensões e outros componentes estruturais permitem ao novo Vantage Roadster oferecer a mesma competência dinâmica do Vantage de tejadilho fixo. Com os dois modelos a partilharem, ainda, soluções como o amortecimento pilotado, o controlo electrónico de estabilidade, o sistema de vectorização de binário ou o diferencial traseiro autoblocante de controlo electrónico.

Ainda assim, para que a eficácia do comportamento seja de igual nível, o descapotável dispõe de uma afinação especifica dos amortecedores traseiros, do software de gestão do amortecimento pilotado e da calibragem do ESP. Assim como dos modos de condução disponibilizados (Sport, Sport + e Track), isto no que aos componentes do châssis diz respeito.

A comemorar 70 anos de existência do nome Vantage na sua oferta, a Aston Martin decidiu aproveitar o lançamento do novo Vantage Roadster para introduzir algumas novas opções em toda a gama. É o caso da grelha fontal “aberta”; do leque de jantes opcionais de novo desenho e disponíveis com diversos acabamentos; ou da caixa manual de sete velocidades, proposta como opção somente no Vantage coupé, e até aqui disponível apenas no Vantage AMR de edição limitada.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

19 − 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.