CompararComparando ...

Novo BMX iX3: SUV totalmente eléctrico já é oficial

Artigo
Novo BMX iX3: SUV totalmente eléctrico já é oficial

Já foi revelado pela BMW o novo iX3, o seu primeiro SUV de propulsão exclusivamente eléctrica. Esperado no mercado europeu no próximo ano, começará a ser vendido já no final de 2020 na China, onde é produzido, sendo, inclusivamente, o primeiro modelo da marca bávara a sair da fábrica de Shenyang e destinado, também, à exportação, assim como o primeiro a propor versões a gasolina, Diesel, híbrida plug-in e totalmente eléctrica.

Visualmente, e no exterior, apenas alguns detalhes específicos distinguem o iX3 dos restantes membros da família, como sejam os habituais destaques em azul, os pára-choques ligeiramente redesenhados ou a grelha “fechada”. Mais notórias são as exclusivas jantes de 19” aerodinamicamente optimizadas, propostas de série.

Também no interior existem alguns elementos próprios desta versão, como sejam os menus específicos do sistema de infoentretenimento, e outros de carácter mais decorativo. O espaço habitável é equiparável ao de qualquer outro X3, a capacidade da mala varia entre 510-1560 litros, sendo ainda importante referir a aposta num equipamento de série completo logo desde a versão de acesso, que já inclui pintura metalizada; iluminação exterior integralmente por LED; ar condicionado de três zonas; portão traseiro eléctrico; tecto panorâmico; iluminação ambiente configurável e painel de instrumentos BMW Live Copckpit Professional totalmente digital, entre outros.

Mecanicamente, o iX3 estreia a quinta geração da tecnologia eDrive da BMW, que promete uma densidade de potência 30% superior à dos restantes modelos eléctricos da marca, bem como uma densidade energética da bateria incrementada em 20% – evoluções que serão aplicadas também nos futuros iNext e i4. Ainda no que à bateria de iões de lítio a 400 Volt diz respeito, é anunciada uma capacidade de 80 kWh (74 kWh úteis), o suficiente para garantir uma autonomia máxima de 460 km segundo a norma WLTP, ou de 520 km no ciclo NEDC.

Num posto de carregamento rápido de corrente contínua a 150 kW, é possível repor 80% da capacidade da bateria em 34 minutos, ou garantir uma autonomia de 100 km em apenas 10 minutos. Já numa Wallbox trifásica a 11 kW e 16 Ampére, uma recarga completa demorará cerca de 7h30m, estando ainda disponível o carregamento monofásico a 7,4 kW numa tomada de corrente doméstica.

Já o motor, com 286 cv e 400 Nm, transmite a potência às rodas traseiras e permite cumprir os 0-100 km/h em 6,8 segundos (apenas mais 0,4 segundos do que o X3 30i), ao passo que a velocidade máxima está electronicamente limitada a 180 km/h. Com 2185 kg de peso, o iX3 monta, de série, a suspensão com amortecimento adaptativo (disponível, em opção, com configuração desportiva M), para que o desempenho dinâmico possa estar ao nível dos padrões a que a casa de Munique habituou os seus indefectíveis.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

16 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.