CompararComparando ...

Novo Cupra Formentor no Outono com opções híbrida plug-in e a gasolina

Artigo
Novo Cupra Formentor no Outono com opções híbrida plug-in e a gasolina

Chama-se Formentor, é o primeiro modelo desenvolvido de raiz pela Cupra e toma forma num SUV couopé de alta performance, que o mercado vai receber a partir do último trimestre de 2020. Tido como um pilar decisivo para o desenvolvimento e expansão da marca desportiva da Seat, será, logo desde o lançamento, proposto. Uma versão híbrida plug-in de 245 cv, e uma variante a gasolina com 310 cv.

Visualmente, a Cupra afirma que a inspiração dos designers que definiram as linhas do Formentor proveio do célebre cabo de Maiorca que lhe dá o nome, e das suas rochas esculpidas pelo vento. Na prática, é um facto que a pintura bitonal da carroçaria o aparenta com o mundo dos SUV e dos todo-o-terreno, mas também é um elemento que serve para aligeirar a sua silhueta, conferindo maior dinamismo e desportividade a um visual exterior marcado por elementos como o capot alongado, a secção traseira dominada peça assinatura luminosa a toa a sua largura ou as jantes em liga de 19”.

Com 4450 mm de comprimento, 1839 mm de largura, 1511 mm de altura e uma distância entre eixos de 1511 mm, o Formentor promete oferecer uma habitabilidade digna de um familiar compacto de cinco portas, especialmente generoso nos lugares posteriores. A que junta uma bagageira apta a albergar os respectivos pertences, com 450 litros de capacidade e formas bastante regulares.

A qualidade dos acabamentos, os detalhes em cobre e as aplicações em alumínio escurecido contribuirão de modo decisivo para um ambiente mais acolhedor e sofisticado, ao passo que os bancos tipo baquet, revestidos a pele, serão um dos elementos fundamentais para a facilidade com que a maioria encontrará a melhor posição de condução. Ainda o habitáculo, menção para o tablier “flutuante”, para a iluminação ambiente por LED, para o ecrã do sistema de infoentretenimento de 12” e para o pianel de instrumentos configurável Digital Cockpit.

A animar o Cupra Formentor estarão dois motores, ambos conjugados com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem. O mais dotado é o 2.0 TSI a gasolina sobrealimentado, com 310 cv e 400 Nm, combinado com a tracção integral 4Drive. Estando ainda disponível uma opção híbrida plug-in já conhecida de diversos outros modelos do grupo VW, que alia o motor 1.4 TSI de 150 cv a um motor eléctrico de 115 cv e a uma bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade, para um rendimento combinado de 245 cv e uma autonomia em modo eléctrico de cerca de 50 km.

Para um comportamento dinâmico de nível superior serão fundamentais a suspensão com amortecimento pilotado DCC, a direcção com assistência progressiva e o sistema de travagem de origem Brembo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

15 − 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.