CompararComparando ...

Novo Kia Sorento com nova plataforma e motor 1.6 híbrido

Artigo
Novo Kia Sorento com nova plataforma e motor 1.6 híbrido

Depois das primeiras imagens e informações relativas ao novo Sorento, oportunamente publicadas pela Absolute Motors (saiba mais aqui) a Kia decidiu divulgar as principais características técnicas da mais recente geração do seu SUV de médio porte, que se estreará oficialmente no Salão de Genebra. Desde logo, que o modelo tem por base uma nova plataforma, com um compartimento do motor mais compacto, projecções mais curtas e uma distância entre eixos de 2815 mm, ou seja, 35 mm mais longa do que a do seu antecessor. E como, ao mesmo tempo, o novo Sorento cresceu 10 mm em comprimento por comparação com o modelo anterior, é legítimo antever uma habitabilidade mais generosa.

Quanto aos motores, e consoante os mercados onde venha a ser comercializado (Coreia do Sul, Europa e América do Norte), para o novo Sorento são anunciados, desde já, até três motores. A grande novidade é, sem sombra de dúvida, a unidade 1.6 T-GDi, um quatro cilindros a gasolina turbocomprimido, aqui dotado de tecnologia híbrida, o que faz dele o primeiro propulsor do género a ser utilizado na gama Sorento. Contando, ainda, com um motor eléctrico de 60 cv e uma bateria de polímeros de iões de lítio com 1,5 kWh de capacidade (montada sob a plataforma do veículo), este grupo motopropulsor oferece um rendimento combinado de 230 cv e 350 Nm – com a Kia a assegurar que o novo Sorento irá contar, também, com motores a gasolina convencionais, e com uma poderosa versão híbrida plug-in, cujas especificações serão brevemente anunciadas.

Para os mercados coreano e europeu será, igualmente, disponibilizada uma versão a gasóleo, animada pelo novo quatro cilindros turbodiesel de 2,2 litros, com 202 cv de potência e um binário máximo de 440 Nm, combinado com a nova caixa pilotada 8DCT de dupla embraiagem e oito velocidades.

Exclusivo da Coreia do Sul e da América do Norte é o Sorento equipada com o motor 2.5 T-GDi de 281 cv e 421 Nm, com injecção dierecta e indirecta. Também aqui, a única caixa disponível é a nova 8DCT.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

20 − 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.