CompararComparando ...

Novo Nissan Qashqai: as primeiras imagens do interior

Artigo
Novo Nissan Qashqai: as primeiras imagens do interior

Há pouco menos de um mês, a Nissan revelava a primeira imagem exterior da nova geração do Qashqai, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer, ainda, alguns detalhes técnicos relativos a um modelo que tem lançamento marcado para 2021 – nomeadamente que será proposto com o motor 1.3 a gasolina com tecnologia mild hybrid, em dois níveis de potência, assim como numa inédita versão híbrida com tecnologia e-Power (saiba mais aqui). Agora, a marca japonesa decidiu desvendar quer um lote de imagens, quer os principais atributos realtivos ao interior do seu novo SUV, anunciado como dotado de pormenores de estilo exclusivos, combinados com tecnologias de ponta e evoluídas soluções de conectividade, a que se junta um maior conforto e requinte a bordo, em boa parte assegurado por um mais amplo espaço habitável, o que deixa antever, por seu turno, um aumento das dimensões exteriores, incluindo a distância entre eixos. Assim se entende o anunciado aumento de 28 mm do espaço disponível para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro, e o acréscimo de 15 mm da altura interior dianteira e traseira.

Quanto aos bancos, serão revestidos por novos materiais, de modo a ajudar a criar um ambiente mais acolhedor, num dos casos a cargo de um inédito acabamento em pele artificial com padrão diamantado tridimensional, que o fabricante nipónico refere demorar 25 dias a produzir e mais de uma hora a bordar. Nas versões de topo, os bancos dianteiros disporão de função de massagem, com três programas seleccionáveis através do sistema de infoentretenimento NissanConnect, complementada, no caso do condutor, pelas regulações eléctricas com duas memórias de posição.

Outros elementos a ter em conta, a iluminação interior de cor branca, assim como uma apurada ergonomia, garantida, por exemplo, por botões e interruptores com sensação ao toque elevada qualidade, pela disposição da consola central (onde pontifica um sistema de carregamento para smartphones com 15 Watt de potência, capaz de albergar mesmo os dispostivos de maiores dimensões) ou pelo novo selector de comando da caixa de velocidades, nas versões de caixa automática. Contando as variantes de tracção integral com um selector de modos de condução com anel cromado e acabamento em preto.

Relativamente ao sistema de infoentretenimento, oferece um alargado leque de serviços conectados, integração para smartphones (Android Auto e Apple CarPlay, este último também sem fios), hotspot WI-Fi para até sete dispostivos, ecrã táctil de alta resolução com 9” e capacidade para definição de múltiplos perfis de utilizador personalizáveis, e ligações USB-A e USB-C tanto na frente como atrás. Dispondo, ainda, nas suas versões mais evoluídas, de um sistema de som Bose com 10 altifalantes e subwoofer Acoustimass instalado na bagageira.

A posição de condução promete oferecer uma melhor visibilidade dianteira, lateral e traseira, graças a um ângulo superior do para-brisas, aos pilares dianteiros mais finos e aos retrovisores exteriores instalados nas portas, e não nos pilares A, o que reduz os chamados “ângulos mortos”. O painel de instrumentos passa a ser totalmente digital, a cargo de um cerã TFT de 12,3”, podendo ser complementado por um head-up display de 10,8”, capaz de projectar a maior imagem do segmento, sendo o volante aquecido uma das novas opções disponíveis.

Menção, igualmente, para a bagageira, desde logo porque a respectiva capacidade aumentou 74 litros, em parte graças ao piso de carga 20 mm mais baixa, obtida por via de uma melhor integração da suspensão traseira. Havendo ainda aqui a ter em conta a instalação de uma nova tomada de 12 Volt e da disponibilização de um portão traseiro com operação eléctrica e função “mãos-livres”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon