CompararComparando ...

Hyundai E-GMP: nova plataforma para modelos eléctricos

Artigo
Hyundai E-GMP: nova plataforma para modelos eléctricos

Chama-se E-GMP a nova plataforma modular global do grupo Hyundai, a primeira por si criada destinada a automóveis de propulsão exclusivamente eléctrica, apta a servir tanto berlinas como carrinhas, SUV ou crossovers. É a partir desta base que o conglomerado sul-coreano irá desenvolver os onze modelos eléctricos da nova geração que tem previsto lançar entre 2011 e 2024, nomeadamente os que serão comercializados pela sua nova submarca Ioniq, lançada em Agosto passado: Ioniq 5 em 2021, Ioniq 6 em 2022 e Ioniq 7 em 2023 (saiba mais aqui).

Característica da nova plataforma E-GMP é prever a montagem do motor eléctrico, mais pequeno do que os actuais e integrado com a transmissão e o inversor num único módulo compacto, no local habitualmente ocupado pelo motor térmico, mas sendo a potência transmitida às rodas traseiras – dispondo os modelos de tracção integral de um segundo motor eléctrico, destinado a animar o eixo dianteiro. Anunciado como o primeiro motor eléctrico com eixo integrado com os rolamentos das rodas produzido em massa, permitirá aumentar em até 70% a velocidade máxima dos veículos em que esteja montado, face aos motores actualmente existentes – prometendo a Hyundai que os modelos de altas prestações desenvolvidos sobre esta base serão capazes de alcançar os 260 km/h e de cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos.

Face a valores com esta ordem de grandeza, é imperioso que o comportamento dinâmico seja de nível superior, tanto em termos de eficácia em curva como de estabilidade a alta velocidade. Para tal, serão fundamentais quer a a suspensão traseira multilink com cinco braços, quer a repartição ideal do peso e um centro de gravidade o mais baixo possível, garantidos, em boa parte, pela colocação da bateria sob o piso, entre os dois eixos.

Bateria que é a mais potente e com maior densidade energética alguma vez utilizada pela Hyundai, atributos que se ficarão a dever em boa parte ao aumento da capacidade de arrefecimento da mesma. Ainda sem nada adiantar relativamente à respectiva capacidade, o fabricante coreano faz saber que a autonomia dos modelos desenvolvidos a partir da plataforma E-GMP poderá superar os 500 km no ciclo WLTP, sendo a segurança da bateria garantida por uma estrutura de suporte construída em aço de alta resistência, e pelos painéis em aço estampado a quente, para maior rigidez, que a rodeiam.

Determinante será ainda o facto de a plataforma E-GMP usufruir do primeiro sistema de carregamento múltiplo do mercado, e dotado de função de conversão da potência bidireccional. Significa isto, na prática, que os modelos que façam uso desta base mecânica, e ao contrário do que actualmente acontece com a maioria dos automóveis eléctricos e com a infraestrutura de carregamento rápido, em que a carga é efectuada a 400 Volt, entre 50-150 kWh, esarão apto não só a fazer uso desta tecnologia, como a receber carga rápida a 800 Volt e até 350 kwh, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Ou seja, será possível carregar 80% da capacidade da bateria em 18 minutos, ou garantir 100 km de autonomia em somente 5 minutos.

Por outro lado, como o sistema também permite que o fluxo eléctrico se processe nas duas direcções, será possível descarregar energia da bateria do veículo, sem necessidade de recurso a componentes adicionais, para carregar outro veículo eléctrico, ou alimentar dispositivos a 110 Volt ou 220 Volt, a qualquer momento, em qualquer local. Denominada V2L, esta função está apta a fornecer até 3,5 kW, o suficiente para alimentar um ar condicionado de média dimensão, ou uma televisão de 55”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

8 − 7 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.