CompararComparando ...

Novo Opel Astra em Portugal desde €25 600. Chega em 2022

Artigo
Novo Opel Astra em Portugal desde €25 600. Chega em 2022

Foi hoje apresentado à imprensa portuguesa o novo Opel Astra. A mais recente geração do modelo, a sexta desde que o mesmo passou a adoptar a actual designação (para trás ficam 85 anos de história de familiares compactos da Opel, desde o lançamento, em 1936, do Kadett original), chegará a Portugal no decurso do primeiro trimestre do próximo ano, com preços que se iniciam nos 25 600 euros.

Dentro de poucas semanas, a filial lusa do construtor alemão conta revelar mais detalhes acerca do alinhamento da gama da sua novel criação, seja em termos de equipamento como da tabela de preços completo. Entretanto, já para 1 de Dezembro, está agendada a revelação da variante carrinha do novo Astra, sendo também certo que, em 2023, chegará ao mercado o Astra-e, a sua derivação totalmente eléctrica.

Mesmo numa observação estática, é inequívoco que o novo Astra fica indelevelmente marcado pelo distintivo visual exterior, criado com base na nova linguagem de design da Opel, sendo este o seu primeiro modelo “não SUV” a adoptá-la. Em destaque, a frente dominada pelas esguias ópticas por LED em todas as versões (IntelliLux LED em opção), pelo já célebre Opel Vizor (a secção que une os faróis dianteiros, e sob a qual estão instalados vários sensores e câmaras destinados aos auxiliares de condução e pela “bússula” (a intersecção formada pelo vinco longitudinal central no capot, pelos grupos ópticos e pelo Opel Vizor); o perfil em que sobressaem os alargados guarda-lamas e a elevada linha de cintura; e a traseira caracterizada pelo portão construído em material compósito e pelos farolins de fina espessura. Inegável é que o novo Astra possui uma personalidade muito própria, que o distingue de qualquer outro modelo presente no segmento.

Já no interior, tecnologia será a palavra dominante. Desde logo devido à presença do também já célebre Opel Pure Panel, o cockpit totalmente digital composto por dois ecrãs tácteis de grandes dimensões, cobertos por vidros nas versões mais bem equipadas, e o qual permitiu suprimir a grande maioria dos comandos físicos. Não menos importante, o amplo leque de sistemas avançados de assistência ao condutor disponíveis, que permitem ao novo Astra oferecer já uma condução semi-autónoma de nível 2, predicado a que não é alheio o recurso à terceira e mais recente evolução da plataforma modular global EMP-2 do grupo Stellantis, o que também ajuda a explicar a habitabilidade e a capacidade da mala (com 422 litros e duplo piso) mais generosas do que no modelo ainda em comercialização, até porque o comprimento exterior aumentou 4 mm, a largura 51 mm e a distância entre eixos 13 mm.

No início de comercialização, o novo Astra será proposto com dois motores convencionais e com duas motorizações híbridas plug-in. Na base da oferta estarão os motores 1.2 Turbo e 1.5 turbodiesel, ambos com 130 cv de potência, e combinados de série com uma caixa manual de seis velocidades, estando em opção disponível uma automática de oito relações.

Já as opções híbridas conjugam um motor 1.6 a gasolina com um motor eléctrico de 110 cv e uma bateria de 12,4 kWh, oferecendo a mais acessível uma potência combinada de 180 cv, e a mais dotada os 225 cv, ambas prometendo uma autonomia em modo totalmente eléctrico de 60 km. Mais uma prova de que o Astra será um modelo importante para que a Opel cumpra o seu objectivo de dispor de uma gama totalmente electrificada em 2024 (todos os modelos com, pelo menos, uma versão híbrida ou 100% eléctrica), e totalmente isenta de emissões de poluentes em 2030.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
100%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.