CompararComparando ...

Novo Skoda Scala substitui Rapid. Chega no Verão

Artigo
Novo Skoda Scala substitui Rapid. Chega no Verão

Já está pronto para iniciar a sua carreira comercial o novo Scala, o modelo desenvolvido pela Skoda para substituir o Rapid. Esta é, também, a primeira criação do construtor de Mladá Boleslav a fazer uso da plataforma modular MQB A0 do Grupo VW, a mesma que serve o VW Polo e o Seat Ibiza, por exemplo, mas que aqui serve de base a um automóvel destinado ao segmento dos familiares compactos, como bem o provam as suas dimensões: com 4362 mm de comprimento, é maior do que os seus “primos” VW Golf e Seat Leon, contando, ainda, com 1793 mm de largura, 1471 mm de altura e 2649 mm de distância entre eixos.

À venda durante o primeiro semestre de 2019, o Scala apresenta, já, a nova evolução da linguagem de design da marca checa. Com uma configuração de carroçaria de cinco portas, do tipo hatchback, e um Cx de 0,29, exibe linhas dinâmicas e modernas, destacando-se elementos como os grupos ópticos dianteiros e traseiros com tecnologia LED de série em todas as versões (em ambos os casos, totalmente por LED em opção), o lettering com o nome da marca aplicado no portão traseiro (é o primeiro Skoda destinado à Europa a adoptar esta solução), os “piscas” traseiros dinâmicos (uma estreia na marca), as jantes que podem ir de 15” a 18”, e ainda os opcionais tecto panorâmico e óculo traseiro de maiores dimensões em vidro.

No interior foram integrados vários elementos estreados pelo protótipo Vision RS, combinando-se, aqui, uma habitabilidade que promete ser generosa (em especial atrás), a mala mais ampla da classe (variando a respectiva capacidade entre 467-1410 litros), uma apurada ergonomia e uma qualidade de construção em progresso, garantida, entre outros, pelo recurso a materiais mais macios. A iluminação ambiente por LED oferece duas cores, o ecrã flutuante do sistema de infoentretenimento pode ter até 9,2”, o painel de instrumentos totalmente digital Virtual Cockpit está a cargo de um ecrã de 10,25” e em opção é possível contar com o pára-brisas e o volante aquecidos, bem como com um sistema de som com dez altifalantes e um subwoofer.

A gama de motores será composta por cinco unidades, todas sobrealimentadas. De início, no que à oferta a gasolina diz respeito, estarão disponíveis o 1.0 TSI de três cilindros, nas suas variantes de 95 cv e 175 Nm e de 115 cv e 220 Nm, assim como o 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm. A opção Diesel assenta no conhecido 1.6 TDI de 115 cv e 250 Nm, estando garantida para mais tarde, mas ainda durante 2019, a introdução da varianta a gás natural GNC 1.0 G-Tec de 90 cv. Em termos de transmissão, as versões 1.0 TSI de 95 cv e 1.0 G-Tec estão sempre associadas a uma caixa manual de cinco velocidades, todas as outras montam, de série, uma caixa manual de seis relações, opcionalmente podendo usufruir da caixa pilotada DSG7, de dupla embraiagem e sete velocidades.

Novidade a ter em conta, igualmente, o opcional châssis desportivo, para um desempenho dinâmico mais envolvente. Uma solução que inclui não só a suspensão rebaixada 15 mm, como o amortecimento pilotado de controlo electrónico, que adopta as configurações Normal ou Sport em função do modo de condução eleito pelo condutor através do Driving Mode Select, entre os quatro disponíveis (Normal, Sport, Eco e Individual).

No capítulo da segurança, o Scala garante oferecer soluções até aqui só possíveis de encontrar em modelos de segmentos superiores, como o sistema de segurança proactivo Crew Prtotect Assist (na iminência de uma colisão, fecha, automaticamente, as janelas e retira a folga dos cintos de segurança dianteiros); o sistema Side Assist (indica se um veículo se aproxima pela traseira e pretende ultrapassar, ou se se encontra no chamado ângulo morto, até 70 metros de distância – ou seja, mais 50 m do que na mais convencional monitorização do ângulo morto); o cruise control adaptativo utilizável até aos 210 km/h; ou o assistente de estacionamento Park Assist. E se estes são dispositivos que farão parte da lista de opções, tal como os airbags laterais traseiros, são de série em todas as versões os airbags frontais, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do condutor; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; e a travagem autónoma de emergência com alerta de colisão.

Por fim, e como não podia deixar de ser, o Scala conta com avançadas soluções de conectividade, em que se incluem diversos serviços móveis online, o trancamento e destrancamento através de um smartphone ou a actualização remota do software do sistema we da cartografia. E com as inevitáveis soluções engenhosas e práticas desenvolvidas sob o mote Simply Clever, nomeadamente o portão traseiro com operação eléctrica e função de abertura e fecho mediante um só toque num botão, e o gancho de reboque retráctil, também de operação eléctrica.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.