CompararComparando ...

Novos BMW X7 M50i e X5 M50i: super SUVs com 530 cv no Outono

Artigo
Novos BMW X7 M50i e X5 M50i: super SUVs com 530 cv no Outono

A BMW revelou, de uma só vez, o X7 M50i e o X5 M50i, as novas versões de topo das respectivas gamas, cujo início de produção está marcado de Julho, para que possam começar a ser entregues aos seus primeiros clientes lá mais para o Outono. Dois SUV de pendor mais dinâmico, animados por um potente motor V8 biturbo e dotados de tracção integral permanente, diferencial desportivo e suspensão com afinação específica.

Como não espantará, um dos trunfos decisivos das duas novas criações da marca de Munique é o motor 4.4-V8 biturbo, que nesta sua mais recente evolução recebeu diversas melhorias em componentes como a cambota, as camisas dos cilindros, os pistões, a cabeça, o sistema de injecção directa de gasolina a 350 bar, os sistemas de distribuição variável Valvetronic e duplo Vanos, e a própria tecnologia de sobrealimentação TwinPower Turbo, com os turbocompressores, de maiores dimensões, instalados no interior do “V” formado pelos cilindros. O resultado são uns muito convincentes 530 cv de potência, e um não menos impressionante binário máximo de 750 Nm, disponível logo às 1800 rom, e constante até às 4600 rpm, valores que permitem ao X5 M50i cumprir os 0-100 km/h em 4,3 segundos, exercício realizado pelo X7 M50i em 4,7 segundos.

A transmissão está a cargo de uma caixa automática Steptronic de oito velocidades com comandos no volante e função Launch Control, e do sistema de tracção integral xDrive, com diferencial traseiro autoblocante de controlo electrónico M, responsável pela repartição do binário entre as rodas traseiras. Ao mesmo tempo, a suspensão foi reafinada para permitir tirar o máximo partido do potencial do motor, contando com ajustamentos específicos da cinemática e dos elementos elásticos, sendo o amortecimento adaptativo hidráulico de no X5 M50i, e adaptativo pneumático no X7 M50i – solução proposta como opção no X50 M50i, e que não só reduz a altura ao solo em 20 mm acima dos 138 km/h, como permitir aumentá-la até 40 mm no fora de estrada.

Também opcionais são a direcção integral activa e as barras estabilizadoras activas, elementos integrados em pacotes de equipamento específicos para cada um dos modelos. Pelo contrário, fazem parte da dotação de série, em ambos os casos, as jantes M de 21” com pneus mais largos atrás (de 22” em opção), e o sistema de travagem desportivo M com pinças azuis.

Visualmente, os novos X7 M50i e X5 M50i distinguem-se, no exterior, pelas sobredimensionadas tomadas de ar dianteiras, pelas saias laterais específicas e pelos cromados de alto brilho oriundos da BMW Individual. No interior, referência para o volante desporiuvo M em pele; para o logótipo M presente no punho da alavanca de comando da caixa de velocidades; para os revestimentos em pele com costuras contrastantes e superfícies perfuradas; para as aplicações em alumínio (X5 M50i) ou madeira negra com acabamento de alto brilho (X7 M50i); para as soleiras das portas iluminadas, e com o logótipo do respectivo modelo gravado.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    4 × 5 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.