CompararComparando ...

Novos Volvo já limitados a 180 km/h e com chave electrónica programável

Artigo
Novos Volvo já limitados a 180 km/h e com chave electrónica programável

A Volvo acaba de confirmar que, como prometido desde o ano passado, todos os modelos por si produzidos com a especificação do ano modelo 2021 (MY2021) passam a estar equipados, de série, com limitador de velocidade a 180 km/h e chave electrónica programável Volvo Care Key. O objectivo da marca sueca é contribuir para a redução dos feridos graves e mortes resultantes da sinistralidade rodoviária, quer de forma directa, quer indirectamente, já que também visa motivar melhores comportamentos na estrada por parte dos automobilistas.

A par do limitador de velocidade, os novos Volvo também passarão a incluir, de série, a chamada Care Key , que permitirá aos utilizadores não só definir o seu próprio limite de velocidade , como estabelecer limites para familiares ou amigos que venham a conduzir o veiculo. Sendo disto exemplo ou mais jovens ou inexperientes, ou os condutores que possuam carta de condução há pouco tempo.

Ainda que a própria Volvo reconheça que, desde que o mesmo foi anunciado, este limitador de velocidade máxima gerou alguma controvérsia, por haver quem questione o direito dos construtores em impor tais limites através da tecnologia disponível, a marca reforça a sua crença na medida, e sublinha que o problema do excesso de velocidade, a partir de determinados valores, e em caso de acidente, é a tecnologia de segurança do veículo, assim como a sua estrutura, já não conseguirem evitar ferimentos graves, ou mesmo fatalidades. E que vários são os estudos de mostram que, em média, os condutores têm uma compreensão insuficiente dos perigos da velocidade, por isso tendendo a conduzir demasiado depressa, apesar de apresentarem pouca adaptação da velocidade em relação à situação do tráfego e ao estado da via.

Seja como for, o facto é que a esmagadora maioria dos países ocidentais impõe limites de velocidade bem mais restritivos que os referidos 180 km/h. Sendo, ainda, imperioso recordar que a Comissão Europeia aprovou já legislação que obriga a que, a partir de Maio de 2022, todos os novos automóveis vendidos no espaço da União (2024 para modelos cujo lançamento comercial seja anterior a esta data) sejam obrigados a incluir, de série, um conjunto de dispositivos destinados a aumentar a respectiva segurança, entre os quais se encontram quer um sistema capaz de limitar, a cada momento, a velocidade máxima da viatura ao permitido na via (seja através de informação recebida via GPS ou de um sistema de leitura de sinais de trânsito); quer um sistema de monitorização do estado do condutor, para detectar se o mesmo está distraído ou sob efeito de álcool ou estupefacientes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
100%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

12 + 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.