CompararComparando ...

Novos VW eléctricos: o calendário 2019-2022

Artigo
Novos VW eléctricos: o calendário 2019-2022

Está longe de ser novidade a intenção da VW lançar uma nova gama completa de modelos de propulsão totalmente eléctrica, como um dos pilares primordiais da sua estratégia de se transformar numa referência global ao nível do fornecimento de serviços de mobilidade. O primeiro destes modelos a chegar ao mercado, todos assentes na plataforma modular MEB, especialmente criada para automóveis eléctricos, já se sabe será a versão de produção do protótipo I.D., um hatchback de dimensões semelhantes às do actual Golf, com motor de 170 cv e uma autonomia na casa dos 600 quilómetros.

A partir da mesma base mecânica, a VW também já mostrou, no último Salão de Detroit, o protótipo I.D. Buzz (por muitos considerado como o “Pão de Forma” dos tempos modernos) assim como, no passado Salão de Xangai, o concept I.D. Crozz (um SUV com ares de coupé de quatro portas, e um comportamento que promete estar ao nível do do Golf GTI). Agora, uma imagem oriunda de documentação interna da própria VW, publicada pelos holandeses da Groen7.nl, permite perceber não só a composição completa desta nova gama, como as datas de início de produção de cada um dos seus membros, pelo menos no que ao período 2019-2022 diz respeito, e ainda os mercados a que se destinam.

Como já se sabia, o I.D. será o primeiro a ser lançado, em 2020, com a produção a começar um ano antes, tendo como destino apenas o mercado europeu. Um ano depois começará a ser fabricado o I.D. Cross, versão de produção do protótipo I.D. Crozz, a comercializar na Europa e nos EUA.

Novidades absolutas, dois modelos que ainda não mostram as suas formas definitivas, nem deverão chegar à Europa, mas apenas à China e aos EUA: o I.D. Lounge, que parece tratar-se de um modelo de carácter mais funcional e dimensões mais generosas, a que se seguirá o I.D. AEROe, também “escondido” sob uma capa, mas tudo apontando para um coupé de linhas dinâmicas e fluídas. O último modelo desta primeira linhagem de eléctricos a chegar ao mercado será, então, o tão aguardado I.D. Buzz, a lançar lá mais para 2022, mas sem que sejam indicados ainda os seus mercados de destino.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon