CompararComparando ...

Lotus com novo desportivo. O fim de Elise, Exige e Evora

Artigo
Lotus com novo desportivo. O fim de Elise, Exige e Evora

Está confirmado pela Lotus a passagem à produção, já este ano, de um novo desportivo desenvolvido a partir do protótipo Type 131. O ano de 2021 será, assim, o último em que serão fabricados os actuais Elise (lançado em 1995), Exige (lançado em 2000) e Evora (lançado em 2008), todos eles a propor em edições especiais que asasinalam, justamente, o final do seu ciclo de vida.

Na única imagem disponibilizada deste novo modelo, a marca britânica faz acompanhar o Evija, o seu hiperdesportivo eléctrico, com um motor por roda e 2000 cv de potência (saiba mais aqui), de três veículos ainda cobertos, o que não permite ainda perceber as respectivas formas, mas deixa antever será proposto em outras tantas configurações, cada qual com a sua própria assinatura luminosa, garantida pelas respectivas luzes de circulação diurna. Outros dados não foram divulgados relativos a novel criação da casa de Hethel, mas tudo aponta para que este seja o seu último modelo animado por uma motorização térmica, no caso híbrida, composta por um V6 a gasolina e um motor eléctrico, num conjunto capaz de disponibilizar mais de 500 cv de potência.

Para o fabrico, na sua unidade fabril de Hethel, da versão de produção do Type 131, a Lotus, hoje pertença da Geely, terá investido mais de cem milhões de libras (mais de 112 milhões de euros) e irá recrutar cerca de 250 novos funcionários, a juntar aos 670 contratados em 2017, quando o grupo chinês assumiu controlo do fabricante britânico. Por saber está, também, se o nascimento do novo modelo irá ter já alguma relação com o coupé desportivo eléctrico a lançar pela Alpine, em substituição do A110 e desenvolvido em parceria com a Lotus, ao abrigo do novo protocolo firmado entre ambas as marcas (saiba mais aqui).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

12 − 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.