CompararComparando ...

Polestar 1: híbrido com 600 cv chega em 2019. Polestar 2 e 3 já na forja

Artigo
Polestar 1: híbrido com 600 cv chega em 2019. Polestar 2 e 3 já na forja

Com a simplicidade que ao nórdicos é (re)conhecida, a agora autónoma divisão desportiva e submarca da Volvo acaba de revelar o nome e as primeiras imagens da sua primeira criação: chama-se, singelamente, Polestar 1, e é primeiro de três modelos a construir numa nova fábrica erigida especialmente para o efeito no centro da China, que deverá estar pronta em meados do próximo ano e de onde estes serão exportados para todo o mundo. Com lançamento aprazado para meados de 2019, o Polestar 1 é um coupé de duas portas do tipo 2+2 que tem por base a plataforma modular SPA, embora cerca de 50% dos seus componentes sejam novos e feitos sob medida para este modelo.

A motorização híbrida oferece um rendimento combinado de 600 cv e 1000 Nm, e uma autonomia de 150 quilómetros no modo totalmente eléctrico – o mais generoso do mercado para um sistema de propulsão deste género -, com o duplo eixo traseiro eléctrico a garantir a função de vectorização de binário. O Polestar 1 será, ainda, o primeiro automóvel do mundo a fazer uso da nova suspensão CESi, com amortecimento pilotado, da Öhlins, e conta com uma carroçaria em carbono, para reduzir o peso e o centro de gravidade, e aumentar a rigidez torsional em 45%.

Objectivo da recém-criada marca nórdica é, também, distanciar-se do tradicional modelo de comercialização de automóveis, antes apostando, já com o Polsetar 1, em encomendas exclusivamente online, abertas já a partir de 17 de Outubro próximo, e em período de utilização pré-definidos de dois ou três anos – sem entrada inicial e com mensalidades com “tudo incluído”, inclusive a recolha e entrega do veiculo para operações de manutenção, bem como a possibilidade de aluguer de veículo de substituição das gamas da Polestar e da Volvo. Do lote de atributos do modelo faz ainda parte a chave virtual, que através de um smartphone permitirá ao proprietário partilhar remotamente o veiculo com outros utilizadores e aceder a diversas funcionalidades sob pedido.

Apesar de tudo isto, ciente da importância que tem para o cliente o contacto físico com o automóvel antes da tomada de decisão definitiva, a Polestar garante a abertura, a nível mundial, de uma rede de espaços em que o utilizador poderá interagir com a marca e os seus produtos, mas sendo esta totalmente autónoma, ou seja, independente da rede de retalho da casa-mãe Volvo. A Polestar aproveitou ainda a oportunidade para reafirmar que, após o Polestar 1, todos os seus futuros modelos serão integralmente eléctricos, estando já anunciado o início de produção do Polestar 2 para finais de 2019, no que será o primeiro automóvel do Grupo Volvo exclusivamente animado por propulsão eléctrica – uma berlina de médio porte, que a própria marca sueca anuncia como rival do Tesla Model 3, e com volumes de produção naturalmente muito superiores aos do Polestar 1-, a que se seguirá o Polestar 3, um SUV eléctrico de grandes dimensões. Só na fase de criação e arranque da Polestar, a Volvo e a Geely investiram cerca de 640 milhões de euros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon