CompararComparando ...

Porsche prepara novos difusor traseiro activo e airbag dianteiro

Artigo
Porsche prepara novos difusor traseiro activo e airbag dianteiro

Dois novos pedidos de patente apresentados pela Porsche nos EUA apontam para que a marca alemã esteja a preparar a introdução de novas soluções tecnológicas nos seus modelos. Uma delas será um novo difusor traseiro extensível activo, que se distinguirá de outras soluções já existentes no mercado (inclusiva da própria Porsche) por estar instalado directamente no pára-choques, possuindo, até, um formato côncavo, para poder neste ficar totalmente integrado quando não a uso.

Quando activado, este difusor funcionará como um prolongamento do veículo, canalizando o ar por forma a reduzir a resistência aerodinâmica e a aumentar a downforce, consoante a situação. Poderá, mesmo, dispor de várias aletas, distribuídas ao longo da secção traseira, passíveis de funcionar de forma independente umas das outras, de modo a incrementar a motricidade das rodas interiores em curva – à semelhança do sistema ALA (Aerodinamica Lamborghini Activa), estreado no Huracán Performante.

Igualmente interessante, o facto de a Porsche referir que o dispositivo, que se estende por toda a traseira do veículo, pode ser implementado em veículos desprovidos de ponteiras de escape, como é o caso dos eléctricos. O que faz prever que existam já planos para a sua integração no primeiro modelo de propulsão eléctrica da marca, o Mission E, para além de noutras propostas mais extremas, como o 911 GT3, ou em modelos mais convencionais.

A casa de Estugarda solicitou a patente, também para um novo tipo de airbag montado nos pilares dianteiros da carroçaria, que, em caso de acidente, e quando deflagrado, cobre por inteiro os referidos pilares, protegendo os ocupantes dos bancos dianteiros no caso de um embate em que os respectivos corpos de movam em direcção aos mesmos. Segundo a Porsche, este elemento será particularmente útil em descapotáveis, em que a ausência de tejadilho não deixará de representar um risco acrescido para os ocupantes em caso de acidente, pese embora nada obste a que possa ser utilizado também em carroçarias de formato mais convencional.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon