CompararComparando ...

Renovado Renault Koleos recebe dois novos motores Diesel e mais tecnologia

Artigo
Renovado Renault Koleos recebe dois novos motores Diesel e mais tecnologia

Decidiu a Renault que, após dois anos de presença no mercado, a mais recente geração do Koleos era merecedora de uma actualização. Com a revisão operada a começar por incidir, como é da praxe, sobre a estética, com o SUV francês a receber, na frente, uma grelha mais proeminente, uma aplicação cromada que percorre todo o pára-choques e abrange, inclusive os faróis de nevoeiro, e uma nova protecção inferior, ao passo que na traseira destacam-se a protecção do châssis de maiores dimensões, a aplicação cromada transversal e a terceira luz de “stop” de novo formato.

Graças às generosas dimensões exteriores, patentes num comprimento de 4670 mm, e numa distância entre eixos 2710 mm, a habitabilidade continua a ser um dos pontos fortes do Koleos, com os passageiros traseiros a beneficiarem, agora, da regulação em inclinação, em duas posições, das costas do respectivo – enquanto que os bancos dianteiros, nas versões mais dotadas, passam a dispor de regulação do apoio de pernas, e de função de massagem quando dotados de regulação eléctrica, aquecimento e ventilação. Referência, também, para a versão de topo Initiale Paris, que se distingue pelos elementos de decoração específicos inseridos no tablier, volante, painéis e soleiras das portas e tapetes, pelos vidros laterais laminados e pelo exclusivo sistema de som Bose, com treze altifalantes e tecnologia Bose Centerpoint.

No que à tecnologia diz respeito, nomeadamente no capítulo dos sistemas de auxílio à condução, o equipamento de série do renovado Koleos passa a incluir o cruise control adaptativo, o alerta de fadiga do condutor e a detecção de peões no sistema de travagem autónoma de emergência – os quais se juntam a soluções já existentes, como o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, a monitorização do ângulo morto, o sistema de leitura de sinais de trânsito, o assistente de máximos, a câmara panorâmica de 360° e o sistema de estacionamento automático. Em determinadas versões, estão, igualmente, disponíveis as ópticas Pure Vision integralmente por LED, sendo o sistema de infoentretenimento R-Link 2 é proposto com dois formatos de ecrã, em função da versão: horizontal de 7”, ou vertical de 8,7”.

Não menos importantes, as novidades introduzidas ao nível da mecânica. A partir de agora, o Koleos passam a estar disponível com dois motores Diesel, sempre combinados com a caixa automática X-Tronic: o Blue dCi 150, com 150 cv e 340 Nm, e o Blue dCi 190, com 190 cv e 380 Nm (mais 15 cv do que na geração anterior). O primeiro está sempre associado à tracção dianteira, o segundo é exclusivamente proposto com o sistema de tracção integral inteligente

All Mode 4×4-i, já conhecido de diversos modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com os modos de funcionamento Tracção (tracção apenas dianteiras, para reduzir o consumo), Auto (tracção total, com a repartição do binário entre os eixos a ser gerida automaticamente pela eletrónica do veículo, consoante as condições do modemento, podendo enviar até 50% do binário para o eixo posterior) e Lock (tracção intetral com bloqueio, para garantir uma distribuição permanente do binário de 50% por cada um dos eixos, por forma a permitir ao Koleos enfrentar situações mais extremas, sendo automaticamente desactivado acima dos 40 km/h). Neste particular, registe-se que o novo Koleos conta com uma altura ao solo de 190 mm, das mais elevadas da sua classe, e com ângulos de ataque e de saída de, respectivamente, 18° e 25°.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    3 + 10 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.