CompararComparando ...

Renovado BMW Série 3 em Portugal em Julho

Artigo
Renovado BMW Série 3 em Portugal em Julho

No ano em que o modelo comemora quatro décadas de existência, a BMW acaba de dar a conhecer as primeiras imagens e dados relativos ao renovado Série 3, nas suas versões berlina e Touring, cuja chegada ao mercado português está prevista para Julho próximo. Visualmente, o modelo começa por distinguir-se através de alguns retoques estéticos operados na carroçaria, caso das entradas de ar dianteiras e dos farolins traseiros por LED redesenhados, entre outros pormenores (passando os faróis integralmente em LED a fazer parte do leque de opções disponíveis).

No habitáculo, a marca de Munique promete novos materiais, de ainda melhor qualidade; novas aplicações cromadas em diversos comandos, nas saídas de ventilação e no ecrã de bordo; e uma consola central redesenhada. Entre o equipamento disponível, destaque para o sistema de estacionamento automático, para o head-up display integralmente a cores e para um sistema de navegação mais rápido, e com gráficos tridimensionais aperfeiçoados.

Mas é nos planos técnico e dinâmico que o familiar médio germânico mais promete evoluir. A gama de motores começará por incluir nada menos do que onze unidades, sendo quatro a gasolina e as restantes a gasóleo, com potências que vão dos 116 cv aos 326 cv. Os motores de três, quatro e seis cilindros a gasolina, assim como os Diesel que equipam as versões 316d, 318d e 320d, fazem parte da família de motores modulares da marca bávara, tendo os já conhecidos recebido um turbocompressor revisto, para uma resposta mais efectiva e uma superior eficiência.

Em estreia no Série 3 está o tricilíndrico a gasolina de 1,5 litros já utilizado no Série 2 Active Tourer, assim como o quatro cilindros a gasolina da versão 320i. Por sua vez, o 330i marca a estreia absoluta de um novo quatro cilindros, o mesmo acontecendo com o 340i e o inédito seis cilindros que o anima. Consoante as versões, o novo Série 3 oferece uma caixa manual de seis velocidades, ou uma automática Steptronic de oito relações, agora capaz de garantir reduções sequenciais (de série nas vriantes 330d 335d, e 340i Touring), sendo proposto em versões de tracção traseira, ou integral xDrive. Do seu lote de atributos farão também parte uma suspensão revista, mais firme e com novas leis de amortecimento, e uma direcção mais directa e precisa.

Para 2016 está anunciada a introdução de uma verão híbrida plug-in, com 249 cv de potência, um consumo médio de 2,1 l/100 km e emissões de CO2 de 49 g/km. Sendo, para já, estes os dados disponíveis relativos ao novo Série 3, obviamente que regressaremos ao tema logo que a BMW liberte mais informação que o justifique.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon