CompararComparando ...

Revisto Skoda Kodiaq em Julho. Versão RS com 2.0 TSI de 245 cv

Artigo
Revisto Skoda Kodiaq em Julho. Versão RS com 2.0 TSI de 245 cv

Acaba de ser apresentada pela Skoda a actualização de meio de ciclo do Kodiaq, cerca de quatro anos volvidos sobre o lançamento do primeiro modelo da sua ofensiva SUV, por sinal o de maior porte, e único disponível em versão de sete lugares. Esperado no mercado no próximo mês de Julho, recebeu a “inevitável” actualização estilística, novos conteúdos tecnológicos e, até, novas motorizações.

Visualmente, o objectivo dos designers da marca checa foi conferir ao Kodiaq uma aparência mais robusta e, ao mesmo tempo, optimizar o seu desempenho aerodinâmico. Neste particular, referência primeira para a iluminação exterior integralmente por LED, de série em todas as versões, com as ópticas dianteiras a exibirem um formato mais esguio, dispondo os farolins traseiros em forma de “C” de um design mais afilado. Pela primeira vez, a tecnologia LED Matrix está disponível como opção (de série nas variantes L&K e RS), ao passo que os piscas dinâmicos traseiros são de série a partir do nível de equipamento Ambition. Por seu turno, os faróis de nevoeiro foram reposicionados, adoptando uma colocação mais baixa, constituindo, mesmo, um módulo independente de quatro LED na versão de topo.

Na secção dianteira há ainda a ter em conta o capot de novo desenho, mais elevado, e a redesenhada grelha hexagonal, montada numa posição mais vertical; enquanto que, na traseira, o destaque vai para o novo deflector em preto brilhante. Redesenhado foram, ainda, os pára-choques (contando a versão RS com um pára-choques dianteiro específico) e as jantes, cujo diâmetro varia entre 17” e 20”, em função das versões e níveis de equipamento (de 20”, com acabamento em preto e coberturas de plástico aerodinamicamente optimizadas, no Kodiaq RS).

Já no interior é possível encontrar novas aplicações decorativas, costuras contrastantes em cinzento no tablier e painéis das portas (vermelhas na versão RS), e uma iluminação ambiente por LED com maior número de funções e dez cores disponíveis (opção nos níveis Ambition e Style, de série nos níveis standard L&K, Sportline e RS). Pela primeira vez, são opcionalmente propostos bancos ergonómicos forrados a pele perfurada, os dianteiros com regulações eléctricas de doze vias, memória, ventilação e função de massagem – estando, igualmente em opção, disponíveis para os níveis Ambition e Style os bancos Eco ver revestidos por um material “ecológico” fabricado a partir de materiais reciclados.

No capítulo da tecnologia a bordo, o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25” Virtual Cockpit é opcional para quase todas as versões, e de série no Kodiaq RS, enquanto que o sistema de infoentretnimento dispõe de um ecrã de 8” na sua configuração mais acessível, e de 9,2” na sua forma mais evoluída, já com navegação integrada. O opcional sistema de som Canton, com 575 Watt de potência, passa a contar com doze altifalantes, em vez dos anteriores dez, tendo os dois adicionais sido instalados nas portas dianteiras (de série no nível L&K).

Quanto à gama de motores, é composta por três unidades a gasolina e duas a gasóleo, sempre associadas à tracção integral quando com uma potência igual ou superior a 190 cv, e sempre combinadas com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidade, excepto no caso da versão de acesso a gasolina, em que a mesma é uma opção. Na base da oferta está, assim, o 1.5 TSI de 150 cv, a que se segue o 2.0 TSI de 190 cv, com as opções Diesel a tomarem forma no 2.0 TDI de 150 cv ou 200 cv. O mais desportivo Kodiaq RS troca o anterior motor 2.0 TDI pelo novo 2.0 TSi de 245 cv, não só 5 cv mais potente, como 60 kg mais leve.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
100%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.